OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

Palavras-chave:

Institutos Federais, Formação de professores , Notório saber

Resumo

É num campo de disputas frequentes que ganha evidência a formação dos que formam os trabalhadores, ou seja, os professores. O presente estudo tem como objetivo analisar os principais desafios enfrentados na formação dos professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) após a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise documental e revisão bibliográfica de artigos que abordam a temática analisada. Abordam-se as diferenças que existem na formação inicial desses docentes, discutindo possíveis soluções de acordo com os estudiosos do tema. Discute-se também o reconhecimento dos professores com notório saber pela Lei nº 13.415/2017 e os impactos negativos que essa política pública provoca na formação dos docentes e à qualidade do ensino

Biografia do Autor

Suelma dos Reis Pereira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (2009). Especialista em Educação Infantil. Professora na Escola Municipal Gotinhas do Saber em Guarinos – GO.

Rosita Camilo de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, possui graduação em Administração Pública e em Ciências Contábeis, ambas pela Unicersidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Gestão Pública. É Técnica Administrativo em Educação no Instituto Federal de Goiás - Campus Uruaçu.

Léia Adriana da Silva Santiago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Ceres

Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Educação pela mesma universidade, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, com pós-doutorado em ensino das Ciências Humanas. Professora do Instituto Federal Goiano.

Marco Antônio de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres

Doutor em Educação pela PUC de Goiás, possui graduação e mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras. Pós-doutor en el currículo y la formación profesional agrícola en Cataluña del Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales - Facultat de Educaciòn - Universistat Autonoma de Barcelona. Professor do Instituto Federal Goiano.

Publicado

2023-12-18