FORMAÇÃO DOCENTE PARA COMPETÊNCIA DIGITAL NO ENSINO REMOTO

Um estudo bibliográfico

Autores

Palavras-chave:

Competência digital, Formação docente, Ensino remoto

Resumo

Este trabalho é um estudo de natureza bibliográfica que versa sobre a formação docente e competência digital no contexto do ensino remoto. O referido artigo tem como objetivo identificar o perfil dos professores no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e formação docente para competência digital no ensino remoto. Foi realizado uma pesquisa de literatura entre os anos de 2013 a 2021. Para a seleção dos artigos, realizou-se uma busca no portal de Periódicos da CAPES e no Google Acadêmico. Após o levantamento dos dados foi possível identificar 116 artigos para análise dos títulos, resumo e das palavras-chave. Após as análises, verificou-se que 10 desses artigos possuíam relação com o tema  da pesquisa e, após a leitura aprofundada constatou-se que  quatro (04) não possuíam relação com a formação docente e ensino remoto, portanto foram excluídos e para tanto,  foram trabalhados para a discussão seis (06) artigos.

Biografia do Autor

João Ribeiro Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestrando em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Educação a Distância, Linguagens, Ensino de Xadrez e em Gestão e Coordenação Escolar. Licenciado em Computação, Pedagogia e Educação Física. Professor da Rede Municipal de Educação de Pentecoste/CE.

Antonia Cláudia Prado Pinto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestra em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e licenciada em História pela UECE. Atualmente, é professora efetiva de história da Rede Pública Estadual do Ceará e atua na Coordenaria de Educação do Tempo Integral (COETI-SEDUC-CE).

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Ciência da Informática, graduado em Licenciatura em Física pela UFC. Professor da pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do mestrado profissional em Tecnologia Educacional da UFC e atualmente secretário de educação do município de Sobral-Ce.

Publicado

2023-12-11