PROJETO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, projeto institucional, Licenciatura

Resumo

O tema deste artigo trata da construção de projetos de formação de professores, com os objetivos de explicar o processo de elaboração do projeto institucional da Universidade Federal do Oeste da Bahia, a partir das orientações teórico-metodológicas da Resolução CNE/CP nº 02/2015; descrever o seu conteúdo na perspectiva de ser referência para a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura e, por fim, apontar desafios, enfrentamentos e conquistas do trabalho coletivo na definição dessa política institucional. O quadro teórico conta com as contribuições de Silva e Cruz (2021), Dourado e Tuttman (2019), Silva (2018; 2022), Dourado (2016; 2015). O estudo é uma pesquisa participante com análise documental e registros advindos das experiências vividas pelas autoras no contexto da universidade. Apesar das disputas, tensões e embates que marcaram o processo elaboração, o esforço do trabalho coletivo e o apoio institucional materializaram as intencionalidades da referida resolução.

Biografia do Autor

Anatália Dejane Silva de Oliveira, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Pedagoga com doutorado em Educação (UFG) e mestrado em Educação (UnB). Trabalha nos cursos de licenciatura e é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da UFOB. Líder do Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais, Trabalho Escolar e Profissionalização Docente. Pesquisadora em formação docente, avaliação da aprendizagem e educação infantil.

Kelli Consuêlo Almeida de Lima Queiroz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA - UFOB

Pedagoga com doutorado e mestrado em Educação (UnB). Trabalha nos cursos de licenciatura e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da UFOB. Líder do grupo da pesquisa "Políticas Educacionais, trabalho escolar e profissionalização docente". Pesquisadora de políticas públicas educacionais, gestão e avaliação institucional.

Publicado

2023-12-11