A FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMO ESPAÇO DE LUTA E DE RUPTURAS ÀS TENTATIVAS DE DESMONTE AOS CURSOS DE LICENCIATURA E DE PEDAGOGIA
Palavras-chave:
Políticas de formação de professores, Formação docente, BNC-Formação, Cursos de Licenciatura, Curso de PedagogiaResumo
O artigo tem como objetivo apresentar insurgências em defesa da formação inicial nos cursos de licenciaturas e de pedagogia, a partir do desenvolvimento de um projeto de extensão, realizado no contexto da Faculdade de Educação da UFCAT. O referido projeto é parte de uma pesquisa, e se justificou pela necessidade de intensificação de mobilizações coletivas contra as tentativas de padronização da formação docente na esteira da BNCC e BNC-formação. Os dados e análises construídos a partir de grupos focais e entrevistas semiestruturadas possibilitou-nos a compreensão de que a faculdade de educação se configura potencialmente como espaço político-pedagógico de luta e de resistência propositiva contra perspectivas hegemônicas de padronização da formação docente.