A NARRATIVA DOCENTE COMO MÉTODO
O caminho de um professor de Geografia em (for)mação
Palavras-chave:
Formação de Professores, narrativa docente, ensino de GeografiaResumo
A narrativa é um arcabouço teórico-metodológico essencial e presente nesta construção textual, percorrendo-a do início ao fim, a partir de Clandinin e Connelly. Ela foi chamada a fim de auxiliar na busca por análises e respostas na e com a formação docente. Reafirmou a relevância da narrativa, como mais que uma ferramenta, um método, essencial para a formação docente. O objetivo aqui é analisar e refletir sobre a formação de um professor de geografia pela sua trajetória. Mais especificamente, buscou reconstruir uma narrativa com base em momentos marcantes da vida escolar e em aspectos geográficos, refletir sobre os instantes formativos presentes nesse período, sendo a diversidade, os choques culturais, a precariedade da estrutura institucional e social, entre outros elementos. Observar as marcas primordiais que atravessam esse texto, que se apresenta desde os tempos de estudante até o magistério, sua profissão. Busca-se ressaltar as dificuldades e dilemas desse (e muitos outros) professor (es) de geografia, no que tange à sua formação inicial enquanto discente, passando pela graduação, e em sua formação continuada.