DIREITO À EDUCAÇÃO SOB O CERCO DO AUTORITARISMO NEOLIBERAL E A QUESTÃO DA FORMAÇÃO POLÍTICA DOS PROFESSORES
Palavras-chave:
Direito à Educação, Política de Formação de Professores, Movimentos sociaisResumo
Escrito no contexto do XIII Seminário de Formação de professores promovido pela Associação de Formação de Professores (ANFOPE), o artigo tem por objetivo abordar o tema da seção temática “Direito à educação no campo e nas periferias urbanas” em desdobramentos com as disputas de sentidos da formação de professores impulsionados pelas reformas em curso no campo educacional. A partir de sínteses estatísticas nacionais que apontam tendências do número de jovens e adultos jovens que estão sem escola e sem trabalho e de fontes de movimentos sociais que denunciam o fechamento de escolas no campo e nas periferias urbanas, argumenta-se que este fenômeno é expressão da recente crise recente de acumulação do sistema do capital, da ampliação de um ambiente hostil ao aprofundamento do Estado Democrático de Direito. Em especial diálogo com as contribuições de Florestan Fernandes, buscam-se contrapontos às ofensivas antidemocráticas e que interditam o direito à educação, destacando a urgência de retomarmos a agenda da formação política dos professores na perspectiva da classe trabalhadora.