DIREITO À EDUCAÇÃO SOB O CERCO DO AUTORITARISMO NEOLIBERAL E A QUESTÃO DA FORMAÇÃO POLÍTICA DOS PROFESSORES

Autores

Palavras-chave:

Direito à Educação, Política de Formação de Professores, Movimentos sociais

Resumo

Escrito no contexto do XIII Seminário de Formação de professores promovido pela Associação de Formação de Professores (ANFOPE), o artigo tem por objetivo abordar o tema da seção temática “Direito à educação no campo e nas periferias urbanas” em desdobramentos com as disputas de sentidos da formação de professores impulsionados pelas reformas em curso no campo educacional.  A partir de sínteses estatísticas nacionais que apontam tendências do número de jovens e adultos jovens  que estão sem escola e sem trabalho e de fontes de movimentos sociais que denunciam o fechamento de escolas no campo e nas periferias urbanas,  argumenta-se que este fenômeno é expressão da recente  crise recente de acumulação do sistema do capital, da ampliação de um ambiente hostil ao aprofundamento do Estado Democrático de Direito. Em especial diálogo com as contribuições de Florestan Fernandes, buscam-se contrapontos às ofensivas antidemocráticas e que interditam o direito à educação, destacando a urgência de retomarmos a agenda da formação política dos professores na perspectiva da classe trabalhadora.

Biografia do Autor

Marcia Soares de Alvarenga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora associada da UERJ, onde atua na graduação e na Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Formação de Professores (PPGEDU/FFP). Doutora em Educação (UFRJ, 2003), com Pós-Doutorado em Educação pela UFMG (CNPq) e pela Universidade de Évora.  Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (PPEJAT/CNPq), é Procientista com bolsa de produtividade Faperj/UERJ. É vice-coordenadora do GT Educação de Pessoas Jovens e Adultas da Anped.

Maria Beatriz Lugão Rios , UFRJ - UERJ/FFP/PPGEdu

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ). Mestre em Educação (UFF, 1997), é Orientadora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Publicado

2023-09-30