O GÊNERO E A EXISTÊNCIA HUMANA

por que precisamos falar sobre isso na Educação Infantil?

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Educação Infantil, Escola

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar uma análise de textos estudados na disciplina de Educação Infantil II durante o segundo semestre de 2024, na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, em que atuei como monitora. Com o recorte referente a questões de gênero na educação infantil, tem como objetivo dissociar a percepção sobre comportamentos de menino e menina, bem como elaborar estratégias que incentivem reflexões com relação a essa temática presente no cotidiano escolar, buscando compreender as sutilezas que envolvem esse tema e moldam as nossas relações. Dessa forma, pretende-se analisar ações e possibilidades na Universidade, especialmente na Faculdade de Formação de Professores, que historicamente tem assumido papel central na formação inicial e continuada de educadoras e educadores, constituindo-se como espaço fundamental para o debate democrático e inclusivo.

Biografia do Autor

Renata Menezes de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ

Graduada em Pedagogia na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e ex-bolsista de Monitoria do Coletivo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (COLEI).

Heloísa Josiele Santos Carreiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ

Professora adjunta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Graduada em Pedagogia e Especialista em Educação Infantil, pela Universidade Católica de Petrópolis. Mestre e Doutora em Educação, pela Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Coletivo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (COLEI/FFP/UERJ).

Publicado

2025-10-20

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional docente na Educação Inf