O gênero e a existência humana:

por que precisamos falar sobre isso na Educação Infantil?

Autores

Palavras-chave:

Gênero; Educação Infantil; Escola.

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar uma análise de textos estudados na disciplina de Educação Infantil II durante o segundo semestre de 2024, na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, em que atuei como monitora. Com o recorte referente a questões de gênero na educação infantil, tem como objetivo dissociar a percepção sobre comportamentos de menino e menina, bem como elaborar estratégias que incentivem reflexões com relação a essa temática presente no cotidiano escolar, buscando compreender as sutilezas que envolvem esse tema e moldam as nossas relações. Dessa forma, pretende-se analisar ações e possibilidades na Universidade, especialmente na Faculdade de Formação de Professores, que historicamente tem assumido papel central na formação inicial e continuada de educadoras e educadores, constituindo-se como espaço fundamental para o debate democrático e inclusivo.

Biografia do Autor

Renata Menezes de oliveira, FFP/UERJ

Graduada em Pedagogia na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e ex-bolsista de Monitoria do Coletivo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (COLEI).

Helísa, FFP/UERJ

Doutora em Educação, professora da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e Coordenadora do Coletivo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (COLEI).

Downloads

Publicado

2025-10-14

Edição

Seção

Artigos e Ensaios - fluxo contínuo