A ANFOPE NA RESISTÊNCIA ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Um corpo de lutas e proposições a favor da formaçãp e valorização docente

Autores

Palavras-chave:

Anfope, Políticas Educacionais, Formação e valorização docente, Resistências e proposições

Resumo

Este texto objetiva analisar os mecanismos de resistência e as proposições da Anfope face às políticas de formação e valorização docente de cunho neoliberal. Fundamenta-se em uma perspectiva bourdieusiana e moscoviciana, em documentos da Anfope e em autores que discutem a formação e a profissionalização docente. Parte-se de pesquisa bibliográfica, desenvolvendo uma análise documental e de conteúdo. Os resultados indicam, de um lado, disposições legais que normatizam e regularizam processos formativos fragilizados e de desvalorização profissional; e, de outro, uma história de lutas no enfrentamento das políticas atuais, nos mecanismos de resistência e nas proposições da Anfope. Por fim, neste cenário de confrontações, há que se continuar lutando por políticas educacionais que garantam uma formação sólida, carreira profissional, salários dignos e condições de trabalho, sobretudo, quando se deseja uma educação justa, inclusiva e de qualidade social.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Barbosa Abdalla, Universidade Católica de Santos

Doutora em Educação (FE-USP), pós-doutora em Psicologia da Educação (PUC/SP). Membro da Diretoria da Anfope e membro da LASA, ANPEd e SBPC. Pesquisadora associada ao “Centro Internacional de Estudos sobre Representações Sociais em Educação/CIERS-ed/FCC – Cátedra Unesco de Profissionalização Docente”. É líder do Grupo de Pesquisa/CNPq "Instituições de Ensino: políticas e práticas pedagógicas".

Publicado

2025-10-08

Edição

Seção

Artigos e Ensaios - fluxo contínuo