OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO:

Uma releitura em tempos de inteligência artificial

Autores

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Saberes, Pensamento complexo

Resumo

A obra Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, de Edgar Morin foi publicada a cerca de 25 anos. Para a pesquisa proposta, questiona-se quais são, no contexto atual, os saberes necessários para a educação do presente e do futuro, na era da inteligência artificial (IA). O principal objetivo é analisar os sete saberes necessários para a educação do presente e do futuro, a partir de demandas de tempos hodiernos. A pesquisa é bibliográfica e sua abordagem qualitativa. O referencial teórico é a teoria da complexidade de Edgar Morin. A educação do presente e do futuro requer uma abordagem holística e integrada, que considere tanto os saberes tradicionais quanto os emergentes. O crescente uso de inteligência artificial tem fomentado novas preocupações e reforçado a necessidade de saberes que já eram requisitados. A obra de Morin ainda continua relevante, sendo uma base sólida para a busca de outros saberes fundamentais.

Biografia do Autor

ADELINO FRANCKLIN, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Educação pela UFSCar. Graduado em Filosofia (UFLA), História (UNIFEG) e Pedagogia (UNIFRAN). Docente efetivo na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Passos.

Publicado

2025-10-14

Edição

Seção

Artigos e Ensaios - fluxo contínuo