O PRÉ-VESTIBULAR A PARTIR DA PEDAGOGIA SOCIAL:
Meditações sobre o lugar dos social na prática desses espaços não escolares
Palavras-chave:
Educação não formal, Formação cidadã, Justiça social, Pedagogia Social, Pré-vestibular socialResumo
Este artigo aborda os pré-vestibulares sociais como espaços de educação não escolar que transcendem a preparação para provas, ao integrar conteúdos de natureza social fundamentais para a formação cidadã. O objetivo consiste em analisar de que modo a Pedagogia Social subsidia a reflexão crítica sobre o lugar do social nessas práticas educativas. A metodologia adotada baseia-se em revisão bibliográfica, fundamentada em Paulo Freire, Roberto da Silva e Geraldo Caliman. Os resultados indicam que a Pedagogia Social é um referencial fundamental para aprofundar os conteúdos sociais presentes nos pré-vestibulares, ampliando a formação dos estudantes em relação às questões sociais, sem desconsiderar a preparação para as provas.
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Publicado
2025-10-14
Edição
Seção
Dossiê Pedagogia Social e Educação Social na América Latina