O PRÉ-VESTIBULAR A PARTIR DA PEDAGOGIA SOCIAL:

Meditações sobre o lugar dos social na prática desses espaços não escolares

Autores

Palavras-chave:

Educação não formal, Formação cidadã, Justiça social, Pedagogia Social, Pré-vestibular social

Resumo

Este artigo aborda os pré-vestibulares sociais como espaços de educação não escolar que transcendem a preparação para provas, ao integrar conteúdos de natureza social fundamentais para a formação cidadã. O objetivo consiste em analisar de que modo a Pedagogia Social subsidia a reflexão crítica sobre o lugar do social nessas práticas educativas. A metodologia adotada baseia-se em revisão bibliográfica, fundamentada em Paulo Freire, Roberto da Silva e Geraldo Caliman. Os resultados indicam que a Pedagogia Social é um referencial fundamental para aprofundar os conteúdos sociais presentes nos pré-vestibulares, ampliando a formação dos estudantes em relação às questões sociais, sem desconsiderar a preparação para as provas.

Biografia do Autor

Alan Navarro Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Graduado em História pela FFP/UERJ. Atua como professor de História, Filosofia e Sociologia em pré-vestibulares.

Lucilia Augusta Lino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação (EDU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGEDU/FFP) da UERJ. Doutora em Educação, é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Formação de professores, democracia e direito à educação (GRUPEFOR/UERJ) e Diretora Financeira da ANFOPE (Gestão 2025-2027).

Publicado

2025-10-14

Edição

Seção

Dossiê Pedagogia Social e Educação Social na América Latina