PEDAGOGIA SOCIAL CRÍTICA FREIREANA:

Vivências formativas de educadoras/es sociais em Pernambuco/Brasil

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia Social Crítica, Sistematização, Pensamento Freireano

Resumo

Este texto discute a pedagogia social crítica freireana, partindo da experiência de formação em educação popular e educação social, protagonizada pelo MACA. Nesse sentido destacamos três aspectos teórico-metodológicos: o “fazer enquanto aprender”; “a prática reflexiva na formação de educadores sociais”; e as “aproximações com o legado pedagógico e social de Paulo Freire”. O ponto de partida é o reconhecimento da meninada como sujeito histórico. O MACA, enquanto um espaço de tecimento de saberes coletivos, no atendimento da meninada em situação de rua, representa contribuição nesse processo de reconhecimento, fortalecendo uma ótica freireana na qual a meninada exercita um olhar crítico através das atividades socioeducativas. Na metodologia, nos utilizamos da sistematização. Dialogamos teoricamente com a pedagogia crítica de Paulo Freire no trato com a meninada em situação de rua.

Biografia do Autor

Alexandre Magno Tavares da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba. Tem Licenciatura em Ciências Sociais (UFPE), Mestrado em Educação Popular (UFPB) e Doutorado em Ciências da Educação (Johann Wolfgang Goethe Universität/Frankfurt). Pós-Doutorado no PPGE/UFPE em Educação em Direitos Humanos em espaços escolares e não escolares e na Universidade de Landau-Koblenz/Alemanha. Atua na área de formação de professores.

Publicado

2025-10-08

Edição

Seção

Dossiê Pedagogia Social e Educação Social na América Latina