PEDAGOGIA SOCIAL CRÍTICA FREIREANA:
Vivências formativas de educadoras/es sociais em Pernambuco/Brasil
Palavras-chave:
Pedagogia Social Crítica, Sistematização, Pensamento FreireanoResumo
Este texto discute a pedagogia social crítica freireana, partindo da experiência de formação em educação popular e educação social, protagonizada pelo MACA. Nesse sentido destacamos três aspectos teórico-metodológicos: o “fazer enquanto aprender”; “a prática reflexiva na formação de educadores sociais”; e as “aproximações com o legado pedagógico e social de Paulo Freire”. O ponto de partida é o reconhecimento da meninada como sujeito histórico. O MACA, enquanto um espaço de tecimento de saberes coletivos, no atendimento da meninada em situação de rua, representa contribuição nesse processo de reconhecimento, fortalecendo uma ótica freireana na qual a meninada exercita um olhar crítico através das atividades socioeducativas. Na metodologia, nos utilizamos da sistematização. Dialogamos teoricamente com a pedagogia crítica de Paulo Freire no trato com a meninada em situação de rua.