O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL MEDIANTE A EDUCAÇÃO LIBERTADORA NA ESCOLA SECUNDÁRIA COMUNITÁRIA SAGRADO CORAÇÃO DE AMATONGAS, MOÇAMBIQUE, ÁFRICA

O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL MEDIANTE A EDUCAÇÃO LIBERTADORA NA ESCOLA SECUNDÁRIA COMUNITÁRIA SAGRADO CORAÇÃO DE AMATONGAS, MOÇAMBIQUE, ÁFRICA

Autores

Palavras-chave:

Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração de Amatongas, Educação libertadora, Paulo Freire.

Resumo

Este artigo, que consiste no recorte de uma pesquisa de mestrado, tem como objetivo apresentar o processo de emancipação social da comunidade moçambicana de Amatongas por meio da educação libertadora da Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração. A pesquisa, ancorada nos estudos freirianos em África, é de caráter qualitativo, aplicando como metodologia a sistematização de experiência, de acordo com Jara, e a técnica das cartas pedagógicas, segundo Dickmann e Coelho. Identificou-se na instituição uma interação profícua com a comunidade local, de abertura da escola à comunidade e, sobretudo, da comunidade à escola, o que foi consolidado por meio do papel transformador da participação social, tendo como órgão conector o Conselho da Escola.

Biografia do Autor

Márcio Nonato Diniz Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Graduado em Ciências da Religião e Serviço Social, com pós-graduação em Juventude no Mundo
Contemporâneo e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Doutorando e Mestre em Educação pela UEPG. Foi diretor pedagógico da Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração de Amatongas, Moçambique, África. Atualmente é gestor no Centro Social Casa do Piá, em Ponta Grossa, Paraná.

Paola Andressa Scortegagna, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Pedagoga (2007). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010 e 2016). Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal da Paraíba (2022). Professora do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Franciele Clara Peloso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Pato Branco

Pedagoga (2005). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2009), Doutora em Educação pela Universidade Federa de São Carlos (2015). Estágio Pós-Doutoral na Universidade Estadual do Pará (2022) e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (2022). Professora do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Publicado

2025-10-20

Edição

Seção

Artigos e Ensaios - fluxo contínuo