O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL MEDIANTE A EDUCAÇÃO LIBERTADORA NA ESCOLA SECUNDÁRIA COMUNITÁRIA SAGRADO CORAÇÃO DE AMATONGAS, MOÇAMBIQUE, ÁFRICA
O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL MEDIANTE A EDUCAÇÃO LIBERTADORA NA ESCOLA SECUNDÁRIA COMUNITÁRIA SAGRADO CORAÇÃO DE AMATONGAS, MOÇAMBIQUE, ÁFRICA
Palavras-chave:
Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração de Amatongas, Educação libertadora, Paulo Freire.Resumo
Este artigo, que consiste no recorte de uma pesquisa de mestrado, tem como objetivo apresentar o processo de emancipação social da comunidade moçambicana de Amatongas por meio da educação libertadora da Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração. A pesquisa, ancorada nos estudos freirianos em África, é de caráter qualitativo, aplicando como metodologia a sistematização de experiência, de acordo com Jara, e a técnica das cartas pedagógicas, segundo Dickmann e Coelho. Identificou-se na instituição uma interação profícua com a comunidade local, de abertura da escola à comunidade e, sobretudo, da comunidade à escola, o que foi consolidado por meio do papel transformador da participação social, tendo como órgão conector o Conselho da Escola.
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Publicado
2025-10-20
Edição
Seção
Artigos e Ensaios - fluxo contínuo