MOVIMENTO FORMATIVO COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O CONCEITO DE LOCALIZAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Infantil, Abordagem lógico-histórica, Atividade Orientadora de Ensino, Localização

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa de mestrado profissional relacionada à formação continuada de professores na área de educação matemática, desenvolvida com docentes da Educação Infantil sobre o conceito de localização. Tem por objetivo evidenciar contribuições de estudos coletivos da abordagem lógico-histórica do conceito para a organização do trabalho pedagógico. Ancora-se em pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Atividade e da Atividade Orientadora de Ensino. O campo empírico foi um curso ofertado em 2021 a docentes da rede pública capixaba, de modo on-line, no âmbito do programa de extensão. As análises sinalizam o movimento de aprendizagens docentes e alterações na atividade pedagógica.

Biografia do Autor

Marcela Mariah Leite Silva, Prefeitura Municipal de Vitória (ES)

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Professora da educação básica da Secretaria Municipal de Educação de Vitória - ES. 

Dilza Côco, Instituto Federal do Espírito Santo -IFES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/ UFES. Graduada em Pedagogia (Ufes). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), do Campus Vitória. 

 

Sandra Fraga, Instituto Federal do Espírito Santo -IFES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Pós-doutora pela Universidade de Santa Maria. Graduada em Licenciatura em Matemática (Ufes). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Bolsista pesquisador capixaba Fapes.

Publicado

2025-10-08

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional docente na Educação Inf