CONSTRUINDO TEIAS

Reinventando a práxis docente através da colaboração e reflexão

Autores

Palavras-chave:

Colegialidade docente; Práxis docente; Formação de professores

Resumo

É preciso estimular a reinvenção da práxis docente e da escola, através do diálogo coletivo. Aqui apresentamos os resultados de uma experiência formativa interdisciplinar realizada com alunos de licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia, por meio do projeto “Construindo Teias”. O presente trabalho busca construir um vínculo de colaboração entre futuros professores dos cursos. Foram realizadas quatro edições do projeto entre 2016 e 2019, envolvendo um total de 266 participantes diretamente impactados, entre acadêmicos e público externo. Os dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), a partir de registros escritos e relatos reflexivos. Os resultados indicam que a experiência fortaleceu a autoconfiança docente, ampliou a percepção sobre práticas interdisciplinares e contribuiu para a construção de saberes colaborativos, resultando em confiança, autonomia, experiência prática, resolução de problemas e reinvenção das metodologias.

Biografia do Autor

Mariane Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bióloga, doutora em Botânica pela UFRGS, com especialização em Educação Ambiental. Atua na educação básica e técnica, além de desenvolver pesquisas nas áreas de educação, ecologia e botânica. É pesquisadora vinculada a projetos de ensino e formação docente na UFRGS.

Denise Wildner Theves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS

Doutora e mestre em Geografia pela UFRGS. Professora na Faculdade de Educação da UFRGS (FACED/DEC), atua nos cursos de Licenciatura em Geografia e Pedagogia, e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFRGS e UFRN). É pesquisadora no NEEGeo e no GRUPEGI.

Publicado

2025-10-08

Edição

Seção

Artigos e Ensaios - fluxo contínuo