CONSTRUINDO TEIAS
Reinventando a práxis docente através da colaboração e reflexão
Palavras-chave:
Colegialidade docente; Práxis docente; Formação de professoresResumo
É preciso estimular a reinvenção da práxis docente e da escola, através do diálogo coletivo. Aqui apresentamos os resultados de uma experiência formativa interdisciplinar realizada com alunos de licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia, por meio do projeto “Construindo Teias”. O presente trabalho busca construir um vínculo de colaboração entre futuros professores dos cursos. Foram realizadas quatro edições do projeto entre 2016 e 2019, envolvendo um total de 266 participantes diretamente impactados, entre acadêmicos e público externo. Os dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), a partir de registros escritos e relatos reflexivos. Os resultados indicam que a experiência fortaleceu a autoconfiança docente, ampliou a percepção sobre práticas interdisciplinares e contribuiu para a construção de saberes colaborativos, resultando em confiança, autonomia, experiência prática, resolução de problemas e reinvenção das metodologias.