ENTRE GRADES, LARES E RUAS

A Pedagogia Social na construção da cidadania

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia Social, Educação Integrativa, Inclusão Educacional, Espaços Não Escolares

Resumo

A Pedagogia Social, aliada a educação integrativa, promove a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo metodologias para a aprendizagem em espaços não escolares. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, analisa as contribuições da Pedagogia Social nesses ambientes, evidenciando seu caráter libertador e o papel do/a pedagogo/a na formação cidadã. A investigação baseia-se em revisão bibliográfica e dados coletados por questionários desenvolvidos em espaços como a Unidade Prisional, a Casa de Idosos São Pio e a PLAN Internacional em Codó/MA. Os resultados indicam que a Pedagogia Social fortalece a democratização da educação, ampliando as possibilidades de atuação pedagógica, enfrentando os desafios estruturais nesses contextos e reforçando a importância da educação além dos muros escolares.

Biografia do Autor

Ana Carolina Cruz Cardoso, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia hospitalar; Linguagem e Comunicação em Língua Portuguesa.

Kelly Almeida de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO -UFMA

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da UFMA/Codó. Possui graduação em Pedagogia (UFMA), Especialização em Didática Universitária, Mestrado em Cultura e Sociedade pela UFMA e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT, 2022). É Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Gestão do ensino da Educação Básica (PPGEEB/UFMA/São Luís) e Professora permanente no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFMA/São Luís). Professora Visitante no Programa de Doutorado EDUCANORTE pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental (UFMA/Codó). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História e Educação de Mulheres (GEPHEM) da UFMA/Campus Codó.

Jhonatan Ferreira, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

Doutorando em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE), é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Cruzeiro do Sul e em Pedagogia pelo Centro Universitário FAVENI. Especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Tutoria em Educação a Distância.  Atua, como docente, no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), também vinculado à UFMA. 

Publicado

2025-11-04

Edição

Seção

Dossiê Pedagogia Social e Educação Social na América Latina