AS ESPECIFICIDADES DO TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
Palavras-chave:
Identidade profissional, Professora de bebês, CrecheResumo
Este artigo tem como objetivo compreender as especificidades do trabalho com bebês na creche e suas contribuições para a constituição da identidade profissional docente. Para isso, considera-se esse contexto como espaço de formação, produção de saberes e ressignificação da prática pedagógica. A pesquisa é de natureza qualitativa, o campo de pesquisa são Instituições de Educação Infantil, tendo a participação de 46 professoras de bebês da rede municipal e privada de ensino. Os dados foram coletados por meio de questionários online e entrevistas. Para a categorização e análise dos dados da referida pesquisa, optou-se pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Concluímos que a identidade profissional docente se constitui em contextos, nas interações e durante a trajetória de vida das professoras. As professoras buscam, nas ações dos bebês e nas relações do cotidiano, mobilizar saberes necessários neste trabalho, problematizar sua prática e desenvolver sua profissionalidade docente. Desta forma, a creche se torna um dos principais lócus para formação, aprendizagem e produção de novos saberes.