AS ESPECIFICIDADES DO TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Identidade profissional, Professora de bebês, Creche

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender as especificidades do trabalho com bebês na creche e suas contribuições para a constituição da identidade profissional docente. Para isso, considera-se esse contexto como espaço de formação, produção de saberes e ressignificação da prática pedagógica. A pesquisa é de natureza qualitativa, o campo de pesquisa são Instituições de Educação Infantil, tendo a participação de 46 professoras de bebês da rede municipal e privada de ensino. Os dados foram coletados por meio de questionários online e entrevistas. Para a categorização e análise dos dados da referida pesquisa, optou-se pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Concluímos que a identidade profissional docente se constitui em contextos, nas interações e durante a trajetória de vida das professoras. As professoras buscam, nas ações dos bebês e nas relações do cotidiano, mobilizar saberes necessários neste trabalho, problematizar sua prática e desenvolver sua profissionalidade docente. Desta forma, a creche se torna um dos principais lócus para formação, aprendizagem e produção de novos saberes.

Biografia do Autor

Susana Soares Tozetto, Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG

Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Docente Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG. Líder do grupo de pesquisa GEPTRADO, membro da Rede Inter institucional sobre Formação de Professores RIPEFOR. Tem Doutorado em Educação Escolar, pela Unesp, Mestrado em Educação e graduação em Pedagogia pela UEPG.

Izabelle Cristina de Almeida , Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG

Doutora e Mestre em Educação pela UEPG, onde cursou a Licenciatura em Educação Física e em Pedagogia. É professora colaboradora no Departamento de Pedagogia/UEPG e na Faculdade Sagrada Família. Integra o GEPEEDI/ UEPG/CNPq e o GEPTRADO/UEPG/CNPq.

Publicado

2025-10-08

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional docente na Educação Inf