O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O que dizem os professores e os gestores da Rede Pública Municipal de Ensino de Criciúma?

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, legislação, desenvolvimento integral

Resumo

Este estudo respondeu à questão: Qual o papel da Educação Infantil para os professores e gestores que atuam nos Centros de Educação Infantil da rede municipal de Criciúma/SC? Para isso, foi traçado o seguinte objetivo: analisar a compreensão de professores e gestores da rede municipal de Criciúma/SC sobre o papel da Educação Infantil. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo. Para a coleta de dados aplicou-se um questionário aos professores e gestores dos CEIMs por meio do Google Forms. A análise dos dados obtidos demonstrou que a maioria dos profissionais participantes entende a Educação Infantil como uma etapa que associa cuidado e educação, promovendo a autonomia, o protagonismo da criança e seu desenvolvimento integral.

Biografia do Autor

Ricardo Luiz de Bittencourt, UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Unesc. É Doutor e Mestre em Educação pela UFRGS. Coordenador Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – Edital 10/2024. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores.

Silvana Alves Bento Marcineiro, Rede Municipal de Educação de Criciúma -SC.

Professora da Rede Municipal de Educação de Criciúma (SC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Foi presidente do Conselho Municipal de Educação de Criciúma, por dois mandatos, entre 2015 e 2023.

Publicado

2025-10-08

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional docente na Educação Inf