INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E TECNOLÓGICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Palavras-chave:
Acessibilidade , Educação a distância , Inclusão, Inovação tecnológica e pedagógicaResumo
O objetivo do texto é apresentar e analisar as categorias inovação pedagógica e inovação tecnológica no curso da modalidade de Educação a Distância e Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Com a abordagem qualitativa, com característica exploratória e descritiva, analisamos documentos, recursos e apoios pedagógicos e tecnológicos. O curso representa um espaço de reflexão e produção de conhecimento, desconstruindo a concepção tradicional de educação a distância. Apresentamos ações para a promoção de uma educação que rompa com o sentimento de distanciamento para uma vivência mais interativa e acessível. A inovação no curso não se dá somente por usos de dispositivos digitais, o principal resultado obtido, na verdade, foi a acessibilidade nas práticas pedagógicas. Verifica-se as condições e possibilidades, tendo em consideração o sentido das práticas pedagógicas e da formação docente para o contexto virtual, como também a constituição multidisciplinar para a gestão técnica e da acessibilidade.