INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E TECNOLÓGICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade , Educação a distância , Inclusão, Inovação tecnológica e pedagógica

Resumo

O objetivo do texto é apresentar e analisar as categorias inovação pedagógica e inovação tecnológica no curso da modalidade de Educação a Distância e Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Com a abordagem qualitativa, com característica exploratória e descritiva, analisamos documentos, recursos e apoios pedagógicos e tecnológicos. O curso representa um espaço de reflexão e produção de conhecimento, desconstruindo a concepção tradicional de educação a distância. Apresentamos ações para a promoção de uma educação que rompa com o sentimento de distanciamento para uma vivência mais interativa e acessível. A inovação no curso não se dá somente por usos de dispositivos digitais, o principal resultado obtido, na verdade, foi a acessibilidade nas práticas pedagógicas. Verifica-se as condições e possibilidades, tendo em consideração o sentido das práticas pedagógicas e da formação docente para o contexto virtual, como também a constituição multidisciplinar para a gestão técnica e da acessibilidade.

Biografia do Autor

Izadora Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no curso de Licenciatura em Educação Especial. Doutorado e Mestrado em Educação, com licenciatura em Pedagogia, todos pela UFRRJ. É coordenadora adjunta do Centro de Inovação Tecnológica e Educação Inclusiva vinculado ao Instituto Multidisciplinar (CITEI/IM) e membro do Comitê Gestor do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ).

Kelly Maia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Adjunta no curso de Licenciatura em Educação Especial da UFRRJ. Tem Doutorado em Educação pela PUC-Rio e Mestrado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do comitê gestor do grupo de pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE), e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (GRUPEM).

Wallace Carriço de Almeida, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no curso de Licenciatura em Educação Especial. Doutor em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e Mestre em Educação pelo ProPEd/UERJ. Atua na Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD/UFRRJ) e como mediador da disciplina Informática na Educação, do curso de Pedagogia a distância da UERJ/Consórcio CEDERJ. Integra o GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura e o GPEEC - Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Ciberacessibilidade.

Publicado

2025-10-08

Edição

Seção

Artigos e Ensaios - fluxo contínuo