O NÃO LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO DE MATO GROSSO DO SUL

Authors

  • Otavio Bonjiovanne Lourenço
  • Bruno Modesto Silvestre
  • Rodrigo Gonçalves Duarte
  • Philipe Rocha de Camargo
  • Dirceu Santos Silva

Keywords:

Política Nacional, Educação Básica, Educação Física Escolar

Abstract

O objetivo é analisar o impacto da Nova Lei do Ensino Médio no trabalho docente, especialmente na carga horária do componente curricular Educação Física. Trata-se de uma pesquisa de qualitativa, com coleta de dados em três etapas: revisão bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada. Apesar do contexto de ampliação de horas da formação geral básica do NEM no MS, notou-se a redução de duas para uma aula semanal de Educação Física, o que gera um impacto negativo no acesso da cultura corporal. Conclui-se que o NEM reforça uma hierarquização curricular e uma formação fragmentada, focada na lógica de mercado.

Published

2024-12-09

Issue

Section

Dossiê ou Número Temático