Sobre a Revista

Apresentação

Os Cadernos de Formação RBCE (ISSN 2175-3962), lançados em setembro de 2009 durante a realização do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/III Congresso Internacional de Ciências do Esporte, configuram-se como uma nova publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), estando disponível à comunidade tanto em versão digital como em versão impressa.

Associados à Revista Brasileira de Ciências do Esporte, os Cadernos se diferenciam dela em seu formato e propósitos, uma vez que contemplam experiências relacionadas à prática de ensino de Educação Física, objetivando compartilhar estudos, análises, propostas, comentários, relatos, práticas e atividades que foram ou estão sendo desenvolvidas em escolas e demais instituições nas quais os professores de Educação Física exercem seu ofício. Além disso, tratam de temas monográficos que interessam à formação de professores, seja no âmbito das práticas pedagógicas ou no que diz respeito a temas transversais, como infância, juventude, gênero, sexualidade, inclusão, entre outros.

Assim, os Cadernos de Formação RBCE se materializam em textos que procuram dialogar mais diretamente com o cotidiano daqueles que atuam no magistério (dentro e fora da escola), não apenas com seus fazeres, mas muito em função das possibilidades de reflexão que emergem das práticas e que sobre elas se debruçam. Configura-se como uma publicação serial, com duas edições por ano, sempre com um conjunto de textos de interesse dos professores e professoras de Educação Física no Brasil e também em outros países da América Latina.

Os Cadernos de Formação RBCE não publicam material necessariamente inédito ou oriundo de pesquisas, embora sejam eles, nos dois formatos, muito bem-vindos. Importante será sempre procurar, na pluralidade do nosso universo de atuação profissional, a melhor contribuição para a formação inicial e continuada de nossos pares.

Os Cadernos, em seu caráter ensaístico, procura dialogar com aqueles professores e professoras de Educação Física atuantes no magistério.

 

ISSN 2175-3962