https://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/issue/feedCadernos de Formação RBCE2024-12-09T00:55:57+00:00Gisele Carreirão Gonçalvescadernosedfisica@gmail.comOpen Journal Systems<p>A publicação <em>Cadernos de Formação RBCE</em> (ISSN 2175-3962), editada de forma semestral, publica experiências relacionadas à Prática de Ensino de Educação Física ou vinculadas ao trabalho de professores, objetivando compartilhar estudos, práticas, atividades e reflexões que foram ou estão sendo desenvolvidas em escolas e demais instituições. Além disso, publica temas monográficos que interessam à formação de professores, não necessariamente vinculadas à prática, mas como questões "transversais", como por exemplo: gênero, infância, violência, sexualidade, história, inclusão, entre outros. Os textos devem conter informações sobre o campo, o cenário no qual a atividade se desenvolve, a descrição da proposta, conclusões, bem como análise crítica da mesma.</p>https://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1156EDITORIAL2024-12-09T00:13:11+00:00Michelle Carreirão Gonçalvesmichelle_carreirao@yahoo.com.brAlexandre Fernandez Vazmichellecarreirao@gmail.com<p>Editorial.</p>2024-12-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1155APRESENTAÇÃO: REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ESTADOS BRASILEIROS: IMPACTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA2024-12-09T00:07:52+00:00Daniel Teixeira Maldonado michellecarreirao@gmail.comDirceu Santos Silva michellecarreirao@gmail.comFábio Cunha de Sousa michellecarreirao@gmail.com<p>Apresentação dossiê ou número temático.</p>2024-12-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1147O NOVO ENSINO MÉDIO E SUAS REPERCUSSÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA2024-12-08T23:21:46+00:00Fábio Cunha de Sousamichellecarreirao@gmail.comBruno César Rodrigues da Silvamichellecarreirao@gmail.comSabryna Santana Lopesmichellecarreirao@gmail.comMarcílio Mendonça de Souza Juniormichellecarreirao@gmail.com<p>Este ensaio tem por finalidade discutir as repercussões do NEM para a EF mediante as indicações da Lei 13.415 de 2017, em que pese a recente Lei 14.945, sancionada em 31/07/2024. Acreditamos, que entre tantos fatores que interferem na formação dos jovens, uma reforma curricular é quase condicionante de muitos outros, pois, tem relação com as intencionalidades de uma política de estado. Vemos, neste estudo, repercussões diretas no que concerne ao debate e a reflexão acerca da formação do professor e trabalho docente na EF. Posicionamo-nos na luta de todo movimento em favor de uma EF que possibilite aos estudantes uma leitura crítica da realidade e um acesso aos conhecimentos da cultura corporal, instrumentalizando-os como sujeitos transformadores numa sociedade neoliberal.</p>2024-12-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1149IMPLICAÇÕES DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES EM DOIS ESTADOS DO NORDESTE BRASILEIRO2024-12-08T23:35:48+00:00Rafael de Góis Tinôcomichellecarreirao@gmail.comLeilane Shamara Guedes Pereira Leitemichellecarreirao@gmail.comAntonio Jansen Fernandes da Silvamichellecarreirao@gmail.comJosé Ribamar Ferreira Júniormichellecarreirao@gmail.comNathalia Dória Oliveiramichellecarreirao@gmail.comAllyson Carvalho de Araújomichellecarreirao@gmail.com<p>O artigo busca identificar as problemáticas que emergem na implementação do Novo Ensino Médio na visão de professores de Educação Física do Ceará e Rio Grande do Norte. A partir de narrativas de 4 professores dos dois estados citados, realiza sínteses das críticas mais recorrentes. Os resultados apontam para três problemáticas convergentes nos dois cenários, a saber: diminuição da carga-horária para desenvolvimento dos saberes próprios da Educação Física, de limitação das possibilidades de oferta de itinerários formativos e de demandas formativas para os professores. Conclui-se que as problemáticas já estavam no horizonte da literatura e na crítica ao social e à política pública, mas adensa o campo de denúncia aos desserviços do Novo Ensino Médio para a educação brasileira.</p>2024-12-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1150O NÃO LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO DE MATO GROSSO DO SUL2024-12-08T23:47:33+00:00Otavio Bonjiovanne Lourençomichellecarreirao@gmail.comBruno Modesto Silvestremichellecarreirao@gmail.comRodrigo Gonçalves Duartemichellecarreirao@gmail.comPhilipe Rocha de Camargomichellecarreirao@gmail.comDirceu Santos Silvamichellecarreirao@gmail.com<p>O objetivo é analisar o impacto da Nova Lei do Ensino Médio no trabalho docente, especialmente na carga horária do componente curricular Educação Física. Trata-se de uma pesquisa de qualitativa, com coleta de dados em três etapas: revisão bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada. Apesar do contexto de ampliação de horas da formação geral básica do NEM no MS, notou-se a redução de duas para uma aula semanal de Educação Física, o que gera um impacto negativo no acesso da cultura corporal. Conclui-se que o NEM reforça uma hierarquização curricular e uma formação fragmentada, focada na lógica de mercado.</p>2024-12-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1151O (NÃO) LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL PAULISTA: ANÁLISE DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS2024-12-08T23:52:25+00:00Daniel Teixeira Maldonadomichellecarreirao@gmail.comMárcia Aparecida Jacominimichellecarreirao@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é compreender como a Educação Física foi (des)contemplada nos componentes curriculares dos itinerários formativos produzidos pela rede estadual paulista em 2022. Foi realizada pesquisa documental, com análise do Material de Apoio ao Planejamento e Práticas de Aprofundamento. Os resultados evidenciaram que a área ocupa lugar marginalizado na parte flexível do currículo, distancia-se do entendimento mais contemporâneo de linguagens, reforça o paradigma da aptidão física e ressignifica conceitos progressistas para uma visão conservadora de Mundo. Conclui-se que a reforma do Ensino Médio produziu propostas curriculares superficiais e acríticas para a Educação Física, potencializando formação juvenil despolitizada.</p>2024-12-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1152O NÃO LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO (NEM), A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E A CONSTRUÇÃO DE POSSÍVEIS RESISTÊNCIAS EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO2024-12-08T23:55:44+00:00Gabriela Biancardi Bragamichellecarreirao@gmail.comErineusa Maria da Silvamichellecarreirao@gmail.com<p>O presente estudo visa apresentar o cenário da Educação Física escolar na rede de ensino no Espírito Santo no contexto do NEM, bem como, as alterações nas condições de trabalho dos/as docentes e possibilidades de resistência a partir de uma pesquisa desenvolvida na EEEFM Cel. Antônio Duarte, no Município de Iconha/ES. O mesmo teve caráter qualitativo e se valeu de uma pesquisa documental e das experiências docentes de uma das autoras. Os resultados demonstram que a partir da implantação do NEM os/as estudantes tiveram o acesso negado aos saberes historicamente construídos pela humanidade sobre a Cultura Corporal a partir da redução das aulas de Educação Física e os/as docentes tiveram uma piora nas suas condições de trabalho.</p>2024-12-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1153O NOVO ENSINO MÉDIO FLUMINENSE E SUAS IMPLICAÇÕES PARA OS DOCENTES DA EDUCAÇÃO FÍSICA2024-12-08T23:58:53+00:00Antonio Fernando Ribeiro Rochamichellecarreirao@gmail.comRodrigo Lema Del Rio Martins michellecarreirao@gmail.com<p>O objetivo é compreender como a contrarreforma implementada no Novo Ensino Médio fluminense reverbera nos docentes da Educação Física. A metodologia usada foi a pesquisa documental do tipo descritivo-interpretativa. As fontes consultadas foram: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996; Base Nacional Comum Curricular; a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017; Resoluções da SEEDUC nº 6018/2021, nº 6035/2022 e nº 6219/2023; e o Catálogo de Eletivas. Na análise documental, constatamos como as principais implicações aos docentes as reduções na carga horária do componente curricular Educação Física e o risco a sua integralização em uma única escola que, por sua vez, comprometem a formação da juventude e implicam na precarização do trabalho docente.</p>2024-12-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1154DILEMAS PARA A JUSTIÇA CURRICULAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL2024-12-09T00:01:30+00:00João Luís Coletto da Silvamichellecarreirao@gmail.com<p>O objetivo deste ensaio é identificar e compreender as principais implicações que a rede estadual de educação do Rio Grande do Sul projeta à Educação Física em um contexto de injustiça curricular. Fundamentado em uma metodologia qualitativa, foram realizadas análises de normativas vigentes dessa rede, com o objetivo de entender os processos de (in)justiça curricular em curso. Os resultados demonstram que a Educação Física sofreu uma perda de tempo e espaço na formação geral, a desvalorização do fenômeno da cultura corporal e a tentativa de transferir parte de sua vivência para o currículo flexível.</p>2024-12-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1157FICHA CATALOGRÁFICA2024-12-09T00:17:32+00:00Michelle Carreirão Gonçalvesmichelle_carreirao@yahoo.com.br<p>Ficha catalográfica.</p>2024-12-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Formação RBCE