https://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/issue/feedCadernos de Formação RBCE2025-01-20T16:37:10+00:00Gisele Carreirão Gonçalvescadernosedfisica@gmail.comOpen Journal Systems<p>A publicação <em>Cadernos de Formação RBCE</em> (ISSN 2175-3962), editada de forma semestral, publica experiências relacionadas à Prática de Ensino de Educação Física ou vinculadas ao trabalho de professores, objetivando compartilhar estudos, práticas, atividades e reflexões que foram ou estão sendo desenvolvidas em escolas e demais instituições. Além disso, publica temas monográficos que interessam à formação de professores, não necessariamente vinculadas à prática, mas como questões "transversais", como por exemplo: gênero, infância, violência, sexualidade, história, inclusão, entre outros. Os textos devem conter informações sobre o campo, o cenário no qual a atividade se desenvolve, a descrição da proposta, conclusões, bem como análise crítica da mesma.</p>https://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1187EDITORIAL: PRÁTICAS CRÍTICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA, ONTEM E HOJE2025-01-20T15:16:50+00:00Alexandre Fernandez Vazmichellecarreirao@gmail.comMichelle Carreirão Gonçalvesmichelle_carreirao@yahoo.com.br2025-01-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1188SOBRE LEITURAS, COMENTÁRIOS E HOMENAGEM: "O ESPORTE ENQUANTO FATOR DETERMINANTE DA EDUCAÇÃO FÍSICA" DE ELENOR KUNZ2025-01-20T15:38:33+00:00Bruno Nascimento de Siqueiramichellecarreirao@gmail.com2025-01-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1189O ESPORTE ENQUANTO FATOR DETERMINANTE DA EDUCAÇÃO FÍSICA2025-01-20T15:41:34+00:00Elenor Kunzmichellecarreirao@gmail.com<p>O presente trabalho pretende dar continuidade a uma série de estudos já realizados nesta década de 1980, por estudiosos da Educação Física, numa tentativa de aproximar cada vez mais o vínculo da Educação Física escolar com as ciências da Educação e, concomitantemente, afastá-la gradativamente da legitimidade teórica adquirida pelos estudos da Medicina Esportiva/Saúde ou do Treinamento Esportivo.</p>2025-01-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1190CORPO, MOVIMENTO E EDUCAÇÃO: CONTRIBUTOS DO LIVRO “EDUCAÇÃO FÍSICA: ENSINO E MUDANÇAS” PARA A GINÁSTICA2025-01-20T15:43:22+00:00Andrize Ramires Costamichellecarreirao@gmail.com<p>O presente ensaio discute elementos teóricos e filosóficos a partir das contribuições do Professor Elenor Kunz, como possibilidade pedagógica de uma Educação Física centrada no sujeito. O objetivo é expandir o conhecimento sobre a prática da ginástica, o que pressupõe despertar novos sentidos e significados das crianças, reconhecendo que o agir humano tece relações significativas para e com o mundo, por meio de experiências que remetem aos sentidos atribuídos pelo ser que se movimenta. Considerando que o agir humano é carregado de intencionalidade e conexão entre o corpo e mundo, busco anunciar uma ginástica por meio da resolução de problemas e da participação das crianças nas aulas que aconteça com autonomia, criatividade e liberdade.</p>2025-01-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1191SOBRE A COMPARABILIDADE OBJETIVA NO ESPORTE: LIMITES PARA A PRÁTICA EDUCACIONAL2025-01-20T15:45:19+00:00Alexandre Fernandez Vazmichellecarreirao@gmail.com<p>A partir de uma categorização apresentada no Brasil por Elenor Kunz, o texto procura discutir as implicações da comparabilidade objetiva para o ensino de práticas esportivas na escola. Para isso apresenta o que seria esse fator constituinte do esporte, trazendo a seguir situações exemplares em que a igualdade de chances permanece meramente no plano formal. Argumenta, então, que os critérios esportivos são arbitrários e, portanto, questionáveis. Ao desconsiderarem fatores biológicos e sociais, tampouco são promotores da igualdade, senão da desigualdade. Isso precisa ser bem considerado para a valorização do esporte como parte da cultura do tempo presente.</p>2025-01-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1192ELENOR KUNZ, 70 ANOS: TRAJETÓRIA E CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA2025-01-20T15:46:56+00:00Valter Brachtmichellecarreirao@gmail.com<p>O texto apresenta a trajetória intelectual e acadêmica do Professor Doutor Elenor Kunz, um dos principais autores do movimento renovador da Educação Física brasileira. Destaca as importantes contribuições do pesquisador, particularmente no que diz respeito à pedagogia da Educação Física, identificando nesse sentido três distintos momentos. Ressalta também seu relevante trabalho no plano da gestão científica como presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e editor de revistas acadêmicas.</p>2025-01-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1193O TRATO COM A DANÇA NA ESCOLA: DAS SITUAÇÕES-LIMITES AOS INÉDITOS VIÁVEIS2025-01-20T15:49:10+00:00Renan Santos Furtadomichellecarreirao@gmail.comElane Cristina Pinheiro Monteiromichellecarreirao@gmail.com<p>Este trabalho buscou discutir possibilidades pedagógicas para o trato com o conhecimento dança nas aulas de Educação Física. As propostas desenvolvidas no ensino fundamental e ensino médio apontaram caminhos pedagógicos comprometidos com uma formação pautada no protagonismo dos estudantes e na reflexão ampliada acerca do fenômeno dança, provocando fissuras, questionamentos de situações-limites, e rompendo preconceitos, estereótipos e simplificações sobre tal manifestação da cultura corporal de movimento. Concluímos que mediante as discussões e caminhos traçados para o trato com o conhecimento dança, avançamos no sentido de compreender com maior profundidade e sob a ótica de conceitos de Paulo Freire, alguns desafios presentes no cenário atual na tematização do fenômeno dança.</p>2025-01-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1194SOBRE AULAS E ROLÊS: A CULTURA DO SKATE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR2025-01-20T15:52:27+00:00Lumiar Bakkermichellecarreirao@gmail.comMichelle Carreirão Gonçalvesmichelle_carreirao@yahoo.com.br<p>O presente artigo relata uma experiência de tematização do skate em aulas de Educação Física (EF) em uma escola de turno único da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro que atende turmas do Ensino Fundamental II. A partir do interesse das/os jovens em relação à prática, vem se desenvolvendo, desde 2021, projetos pedagógicos que têm o skate como protagonista, contando com parcerias de skatistas experientes e colegas docentes de outras disciplinas. Extrapolando o tempo/espaço da disciplina EF, essa prática corporal tem se tornado parte da cultura da unidade escolar em questão, valorizando interesses das/os jovens estudantes, além de conectar saberes acadêmicos (da escola) e não-acadêmicos (da rua).</p>2025-01-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1195EDUCAÇÃO FÍSICA, GÊNERO E SEXUALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)2025-01-20T15:55:37+00:00Alan Camargo Silvamichellecarreirao@gmail.comLeandro Teofilo de Britomichellecarreirao@gmail.com<p>Este trabalho objetivou relatar e analisar uma experiência didático-pedagógica no âmbito do planejamento e metodologia do ensino com os estudos de gênero na formação de professores(as) de Educação Física. Durante o segundo semestre do ano de 2023, em uma disciplina na universidade pública da região sudeste, foram desenvolvidos encontros com 43 cursistas a partir de quatro unidades/módulos/eixos: “introdução ao campo da didática”, “espaços de ensino não formais”, “identidade e diferença” e “avaliação e planejamento”. Entre materiais textuais e audiovisuais, notou-se a inquietação dos(as) graduandos(as) em questionarem saberes e práticas generificados de ensino na área de Educação Física.</p>2025-01-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1196CONTRADIÇÕES OLÍMPICAS: QUANDO A MAGNITUDE DA CONQUISTA EQUIVALE À DA FRUSTRAÇÃO2025-01-20T15:57:16+00:00Fabiana Turellimichellecarreirao@gmail.com<p>Nesse texto eu busco problematizar criticamente algumas questões que emergem em torno aos Jogos Olímpicos, mas que não se restringem ao momento das competições, posto que muitas são fruto de processos estruturais históricos (Crenshaw, 1989) e requereriam um posicionamento mais veemente de instituições sociais de impacto, como a que administra o mundo esportivo. Eu organizo o texto em forma de prosa reflexiva, apontando algumas contradições tremendas (Olímpicas) que podem encobrir ou mascarar falta de ação e negligência com fachadas de grandes avanços. Minha proposição é que outras pessoas possam tomar essa perspectiva como um convite a olhar de forma crítica o mundo da alta <em>performance</em>, onde atletas sonham em chegar e lá brilhar, mas pagam um preço muito elevado e talvez injusto para alcançar os parâmetros impostos.</p>2025-01-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1197UMA VISÃO DO TODO: AMPLIANDO HORIZONTES EPISTÊMICOS E DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA CULTURAL2025-01-20T15:58:54+00:00Anna Carolina Carvalho de Souzamichellecarreirao@gmail.com2025-01-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Formação RBCEhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/CadForRBCE/article/view/1198FICHA CATALOGRÁFICA2025-01-20T16:00:20+00:00Colégio Brasileiro de Ciências do Esportemichellecarreirao@gmail.com2025-01-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Formação RBCE