A contrarreforma do Ensino Médio e possíveis reflexos na Educação Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.627

Palabras clave:

Política Educacional, Reforma do Ensino, Ensino Médio, Educação Superior

Resumen

O artigo analisa a reforma do Ensino Médio no Brasil instituída pela Lei nº 13.415/2017 e a legislação complementar que a sustenta, com foco nas principais alterações legais. Apresenta as possíveis consequências dessas mudanças no ensino superior, a partir de um estudo comparativo com a reforma do Ensino Médio ocorrida a partir da Lei nº 5.692/1971. O texto, apoiado em pesquisa básica, qualitativa, descritiva e pautado nos fundamentos da abordagem histórico-crítica, conclui alertando que a contrarreforma em curso é mais um avanço do pensamento conservador que, a partir da intervenção no Ensino Médio, busca regular o acesso da classe trabalhadora ao ensino superior. Alerta para o retrocesso que a contrarreforma pode trazer para a educação brasileira com a fragmentação do Ensino Médio e seus efeitos no ensino superior, principalmente nas licenciaturas.

Biografía del autor/a

Celia Regina Otranto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutora em Ciências Sociais pela Univeraidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). ´E Professora Titular aposentada da UFRRJ, é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas da História da Universidade Rural (GEPHUR), atua como pesquisadora da Rede UNIVERSITAS/BR, ligada ao GT-11 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), é membro do Comitê Científico da ANPEd.

Anderson T. Boanafina, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é Assessor da Vice-Direção de Pesquisa e Educação e Coordenador Pedagógico da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (COC/FIOCRUZ). É pesquisador da Rede UNIVERSITAS, ligada ao GT-11 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Atua como docente em Cursos de Especialização e Qualificação do Programa de Qualificação Profissional da COC/FIOCRUZ.

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Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Otranto, C. R., & Boanafina, A. T. (2022). A contrarreforma do Ensino Médio e possíveis reflexos na Educação Superior. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 7(12), e–627. https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.627