A Loja da Escola Gabriel: Um Projeto de Educação Financeira
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.52Palavras-chave:
Educação Financeira Escolar, Educação Matemática Crítica, Pedagogia de ProjetosResumo
Este artigo apresenta uma experiência com um projeto envolvendo Educação Financeira, desenvolvido, inicialmente, em uma sala de aula de 6º ano de uma escola pública municipal e, posteriormente, envolvendo as oito turmas do Ensino Fundamental do turno vespertino dessa mesma escola. Dentre os resultados do projeto, destaca-se a percepção da importância da abertura institucional e docente para a inserção de novas metodologias nas aulas de Matemática e de projetos interdisciplinares que permitam a realização de uma Educação Financeira Escolar necessária à formação dos estudantes em nossos dias.
Referências
CAMPOS, M. B. Educação financeira na matemática do ensino fundamental: uma análise da produção de significados. 2012. 150p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
HERNÁNDEZ, F. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
LINS, R. C. Matemática, monstros, significados e educação matemática. In: Bicudo, M.A.V. (Ed.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. pp. 92-120. São Paulo: EDUNESP, 2004.
LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em Aritmética a Álgebra para o Século XXI.Campinas: Papirus, 1997.
LOSANO, L. A. B. Design de tarefas de Educação financeira para o 6º ano do ensino fundamental. 2013. 180p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2013.
SILVA, A. M. da; POWELL, A. B. Um programa de educação financeira para a matemática escolar da educação básica. Anais do XI ENEM – XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba: SBEM, 2013.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: A questão da democracia. Campinas: Papirus,2001.
VITAL, M. C. Educação Financeira e Educação Matemática: inflação de preços. 2014. 199p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2014.