Uma leitura sobre a produção de conhecimentos matemáticos e financeiros por alunos do Ensino Médio no processo de tomada de decisão entre comprar ou alugar um imóvel
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.50Palavras-chave:
Abordagem de situações financeiras, Matemática Financeira, Produção de conhecimentos e significados, Campos SemânticosResumo
Esse artigo apresenta uma análise da produção e articulação de conhecimentos matemáticos e financeiros por estudantes de Ensino Médio em uma atividade envolvendo a decisão entre comprar ou alugar um imóvel. Utiliza-se o Modelo dos Campos Semânticos (LINS,1999) como base teórico-metodológica e como instrumento de leitura das produções de significados e conhecimentos dos sujeitos investigados, realizada a partir da produção de dados capturados por vídeos, adaptada da proposta de Powell (2004). Os resultados iniciais, obtidos a partir da análise das estratégias e discursos apresentados, mostraram uma dinâmica envolvendo uma rede de conhecimentos matemáticos articulados a aspectos financeiros, culturais e comportamentais.
Referências
BARROSO, D. F. Uma proposta de curso de serviço para a disciplina matemática financeira: mediada pela produção de significados dos estudantes de administração. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, 2013.
BRITTO, R. R. Educação Financeira: Uma Pesquisa Documental Crítica. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, 2012.
CAMPOS, A. B., Investigando como a Educação Financeira Crítica pode contribuir para tomada de decisões de consumo de jovens indivíduos-consumidores. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, 2013.
KISTEMANN Jr., M.A. Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos- consumidores. 2011. Tese de Doutorado – UNESP - Rio Claro-SP, 2011.
LINS, R. C. A framework for understanding what algebric thinking is. 330p. Thesis(Phd) – University of Nottingham, Nottingham. 1992.
LINS, R.C. Epistemologia, História e Educação Matemática: tornando mais sólidas as bases de pesquisa. Revista da SBEM – SP, Campinas, v.1(1), 75-79, 1993.
LINS, R. C. (1999) Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: Bicudo, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, .75-94.
MUNIZ, I. Jr. Educação Financeira: Conceitos e Contextos para o Ensino Médio. In: X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2010, Salvador. Anais... Salvador, Brasil: X ENEM, 2010. p. 1-11.
MUNIZ, I. Jr; JURKIEWICZ, S. Educação Econômico-Financeira: uma nova perspectiva para o Ensino Médio. In: VII CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACION MATEMATICA, 12., 2013, Curitiba. Actasdel VII CIBEM, Montevideo, Uruguai: p. 3125-3135.
. Ambientes de Aprendizagem e Educação Financeira no Ensino Médio: potencialidades e limitações. In I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13, 2014, Juiz de Fora, UFJF. Anais do I SEFE, Minas Gerais, Brasil. I SEFE,2014.
MUNIZ JR, I. Uma investigação sobre a abordagem de situações financeiras envolvendo taxas de juros no Brasil em um curso pós-médio. In: XIV CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCACION MATEMATICA, 12.,Tuxtla, 2015a. Actasdel XIV CIAEM, Tuxtla, México. (Aceito em Jan/2015)
MUNIZ JR, I. Produção e articulação de conhecimentos matemáticos e financeiros por alunos do Ensino Médio: a dinâmica de uma poupança programada. In: 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 12. Ilhéus, 2015b. Bahia, Brasil.
PNLD 2015. Guia de livros didáticos de Matemática para o Ensino Médio 2015. Disponível em http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/5940-guia-pnld-2015.
POWELL. A. B.; FRANCISCO, J. M.; MAHER, C. A. Uma abordagem à análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento de Ideias e Raciocínios Matemáticos de Estudantes. Bolema, Rio Claro: Unesp, Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, n.21, ano 17,2004.
POWELL, A. B; QUINTANEIRO, W.S. Métodos de Pesquisa em Educação Matemática usando escrita, vídeo e internet. Mercado de Letras. Rio de Janeiro, 2015.
ROLIM, M.R.L.B; MOTA, M.S. O estado da arte das pesquisas em matemática financeira nos programas de mestrado e doutorado da área de ensino da Capes. São Paulo: Educação Matemática Pesquisa, v.16, n.2, pp. 537-556, 2014.
SILVA, A. M. (2003) Sobre a Dinâmica da Produção de Significados para a Matemática. 243p.Tese de Doutorado – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP. 2003.
SAITO, A. T. Uma contribuição ao desenvolvimento da educação em finanças no Brasil.Dissertação de Mestrado. FEA/USP - São Paulo, 2008.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus.2001.