Uma leitura sobre a produção de conhecimentos matemáticos e financeiros por alunos do Ensino Médio no processo de tomada de decisão entre comprar ou alugar um imóvel

Autores

  • Ivail Muniz Junior Colégio Pedro II/FAETEC
  • Samuel Jurkiewicz Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.50

Palavras-chave:

Abordagem de situações financeiras, Matemática Financeira, Produção de conhecimentos e significados, Campos Semânticos

Resumo

Esse artigo apresenta uma análise da produção e articulação de conhecimentos matemáticos e financeiros por estudantes de Ensino Médio em uma atividade envolvendo a decisão entre comprar ou  alugar  um  imóvel.  Utiliza-se  o  Modelo  dos  Campos  Semânticos  (LINS,1999)  como  base teórico-metodológica   e   como   instrumento   de   leitura   das   produções   de   significados   e conhecimentos dos sujeitos investigados, realizada a partir da produção de dados capturados por vídeos, adaptada da proposta de Powell (2004). Os resultados iniciais, obtidos a partir da análise das estratégias e discursos apresentados, mostraram uma dinâmica envolvendo uma rede de conhecimentos matemáticos articulados a aspectos financeiros, culturais e comportamentais.

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Publicado

01-01-2015

Como Citar

JUNIOR, I. M. .; JURKIEWICZ, S. . Uma leitura sobre a produção de conhecimentos matemáticos e financeiros por alunos do Ensino Médio no processo de tomada de decisão entre comprar ou alugar um imóvel. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 66, p. 93–116, 2015. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.50. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/50. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos