Um Produto Educacional em Educação Financeira Escolar
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.49Palavras-chave:
Educação Matemática, Produto Educacional, Educação Financeira Escolar, Produção de Significados, Mestrado ProfissionalResumo
Neste artigo apresentamos e discutimos o Produto Educacional desenvolvido junto ao Programa de Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. O objetivo desse trabalho foi elaborar tarefas de Educação Financeira que estimulassem a produção de significados diante dos conceitos tratados em cada situação-problema e analisá-las sob a ótica do Modelo dos Campos Semânticos. O conjunto de tarefas foi apresentado a duas duplas de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Num segundo momento, as tarefas foram apresentadas a uma sala de aula de 6º ano do Ensino Fundamental.
Referências
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação. Porto, Portugal. Porto Editora, 1994.
CAPES. Documento de Área – 2009 – Ensino de Ciências e Matemática. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Diretoria de Avaliação, 2009.
CAPES. Documento de Área – 2013 – Ensino de Ciências e Matemática. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Diretoria de Avaliação, 2013.
CAMPOS, M. B. Uma investigação sobre a Educação Financeira na Matemática do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012.
DIAS, J. N. Educação Financeira Escolar: a noção de juros. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2015.
GRAVINA, R. C. Educação financeira escolar: orçamento doméstico. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2014.
LINS, Romulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o Século XXI. Campinas, Brasil: Papirus, 1997.
LINS, Romulo Campos. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: Bicudo, M. A. V. (Org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, p. 75-94, 1999.
LINS, R. C. O Modelo dos Campos Semânticos: Estabelecimentos e notas de teorizações. In: Angelo, C. L. et al. (orgs.). Modelo dos campos semânticos e educação matemática: 20 anos de história, p. 11-30. São Paulo: Midiograf, 2012.
LOSANO, L.A.B. Design de tarefas de Educação financeira para o 6º ano do ensino fundamental.121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2013.
LOSANO, L. A. B. Tarefas de Educação Financeira para o 6º ano do Ensino Fundamental. Produto Educacional. 27 f. (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2013.
SILVA, Amarildo Melchiades da. Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática.243 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro,2003.
SILVA, Amarildo Melchiades da. Uma experiência de Design em Educação Matemática: O Projeto de Educação Financeira Escolar. Projeto de Pesquisa (Estágio Pós-Doutoral) – Rutgers/New Jersey/EUA, Newark, 2011.
SILVA, Amarildo Melchiades da. POWELL, Arthur Belford. Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. Anais do XI ENEM – XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 2013.
VITAL, M. C. Educação Financeira e Educação Matemática: Inflação de Preços. 199 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2014.