Formação de Professores para a Educação Financeira de Jovens e Adultos

Autores

  • Agnaldo da Conceição Esquincalha Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Gisela Maria da Fonseca Pinto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.48

Palavras-chave:

Educação Financeira, Formação Continuada de Professores, Educação de Jovens e Adultos, Fórum de Discussão, Material Didático

Resumo

Discute-se nesse texto a importância da formação de professores de matemática da modalidade jovens e adultos para promoção de educação financeira em sala de aula. É apresentado um curso de formação continuada em que a educação matemática financeira encontra espaço por meio do estudo de textos e objetos educacionais digitais. A discussão entre os professores cursistas e tutores se dá em um ambiente virtual de aprendizagem. Um fórum de discussão sobre educação financeira foi acompanhado ao longo de duas semanas e, a partir disso, emergiram duas categorias que permitiram uma análise das posturas dos cursistas diante desta temática.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto – Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília,1998.

CARNEIRO, W., ARAÚJO, F. Apontamentos para uma abordagem teórica da formação de professores da educação de jovens e adultos: capital cultural e educação bancária em questão. Anais ... SEMINÁRIO DE JOVENS E ADULTOS DA PUC-RIO, 1, 2010, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010.

DI PIERRO, M. C. Balanço e desafios das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. In: SOARES, L. et al. (org.) Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Anais ... XV ENDIPE, Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ESQUINCALHA, A., PINTO, G., XAVIER, G., BAIRRAL, M. O Desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC/RJ: Um olhar na formação continuada de professores que ensinam matemática. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2014, 114p.

KISTEMANN JR., M. A., LINS, R. C. Enquanto isso na Sociedade de Consumo Líquido-Moderna: a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. Bolema, Rio Claro, v. 28, n. 50, dez. 2014.

OCDE. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education. Disponível em < http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf >. Acesso em 12 mar 2015.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

SILVA, A. M., POWELL, A. B. Um programa de educação financeira para a matemática escolar da educação básica. Anais do XI ENEM – XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba,2013.

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, SP, v. 13, n. 14, p. 66-91, dez.2000.

SOARES, L. O educador de jovens e adultos e sua formação. Educação em Revista, 47, 2008. p.83-100.

Downloads

Publicado

01-01-2015

Como Citar

CONCEIÇÃO ESQUINCALHA, A. da .; FONSECA PINTO, G. M. da . Formação de Professores para a Educação Financeira de Jovens e Adultos. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 66, p. 66–78, 2015. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.48. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/48. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos