O Uso de Objetos de Aprendizagem na Educação Financeira: Metodologia para Avaliação Pautada nos Aspectos Tecnológicos e Pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.47Palavras-chave:
Educação matemática, Objetos de aprendizagem, Recurso educacional, Educação financeira escolarResumo
A utilização de recursos digitais como os Objetos de Aprendizagem (OA) no ensino da Educação Financeira Escolar, visa incentivar e aproximar o aluno do conteúdo, tornando a complexa arte de ensinar em um ato atrativo e interativo. Porém, o desconhecimento e a dificuldade de busca, seleção e avaliação destes recursos por parte dos professores, desestimula a utilização em sala de aula. A pesquisa apresentada neste artigo objetiva auxiliar o professor e propõe uma Metodologia para Avaliação de Objetos de Aprendizagem (MESA), pautada nos aspectos tecnológicos e pedagógicos. Para isso, utilizamos uma metodologia de pesquisa bibliográfica e exploratória pautados em leituras e análises de exemplos de OA. Como resultado, observamos a pluralidade dos aspectos mencionados para caracterizar os OA, o número reduzido de OA na área de Educação Financeira e a dificuldade de busca nos repositórios. Concluímos ainda, que os OA apresentam um importante potencial pedagógico para o ensino da Educação Financeira Escolar.
Referências
BARBOSA. G.. Objetos de aprendizagem como recurso educacional digital para educação financeira: análise e avaliação. Dissertação de Mestrado – UFJF. Juiz de Fora. 2014.
CAMPOS, G. H. B.; CAMPOS, F. C. A.. Qualidade de Software Educacional. In Qualidade de software: Teoria e Prática. Ed. Campinas: Makron, 2001.
De BETTIO, R. W., MARTINS, A.. Objetos de aprendizado: um novo modelo direcionado ao ensino a distância. Congresso Internacional de Educação a Distância. 2004. Disponível em <http://www.abed.org.br/congresso2002/trabalhos/texto42.htm>. Acesso em 26 set de 2013.
FERNANDES, A. C.; FREIRE, R. S.; SOUSA, M. F; MEDEIROS, M. D.; CASTRO Filho, J. A. Modelo para Qualidade de Objetos de Aprendizagem: da sua concepção ao uso em sala de aula. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009.
FILATRO, A. Design Instrucional: na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008. HARMAN, K; KOOHANG, A. (Ed.). Learning objects: standards, metadata, repositories, and LCMS. Informing Science, 2007.
JESUS, A; GOMES, M. J; CRUZ, A.. Objetos de aprendizagem: uma proposta de design pedagógico. In II Congresso Internacional TIC e Educação, 2012.
KRÄMER, B. J.; SCHMIDT, H. W.. Components and tools for on-line education. European Journal of Education, 36. 2001.
L'ALLIER, J. J. Frame of Reference: NETg's Map to the Products, Their Structure and Core Beliefs. 1997. NetG. Disponível em <http://www.netg.com/research/whitepapers/ frameref.asp>. Acesso em 27 mar de 2013.
LIMA, L. A. F.; ALONSO, K. M.; MACIEL, C.. Análise da Qualidade em Objetos de Aprendizagem: reflexão sobre aspectos pedagógicos. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2013.
LTSC. Learning technology standards committee website. 2000. Disponível em <http://ltsc.ieee.org/>. Acesso em 03 set de 2014.
MACEDO, C. M. S.. Diretrizes para Criação de Objetos de Aprendizagem Acessíveis. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2010.
MENEZES, C. S.; LIRA, A. F.; FERRETTI C.; LINDNER E. L.. ODAI - Objetos Digitais para Aprendizagem Interacionista. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. p.587-596, 2006.
OCDE. Recommendation on principles and good practices for financial education and a wareness. 2005. Disponível em http://www.oecd.org/finance/financialeducation/35108 560.pdf>. Acesso em 29 mar. de 2015.
PORTER, D.. Object Lessons from the Web: Implications for Instructional Development. 2001. Disponível em < http://www.academia.edu/8332384/Object_Lessons_from_the_Web_Implications_for_Instructional_Development/>. Acesso em 29 mar de 2015.
SANTOS, M. E. K. L.; AMARAL, L. H.. Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 2, 2012.
SILVA, W. W.. Caracterização de deficiências de objetos de aprendizagem por meio dede avaliação de suas interfaces. Monografia de Graduação. Curso Ciência da Computação. Universidade Federal de Lavras, Lavras. 2011.
SILVA, A. M.; POWELL, A. B.. Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba. 2013.
TAROUCO, L. M. R.. Avaliação de Objetos de Aprendizagem. CINTED/UFRGS, 2012. Disponível em <http://penta2.ufrgs.br/edu/objetosaprendizagem/sld001.htm>. Acesso em 29 mar de 2015.
WILEY, D. A.. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. 2000. Disponível em <http://reusability.org/read/>. Acesso em 29 de mar de 2015.
WILEY, D. A.. Impediments to Learning Object Reuse and Openness as a Potential Solution. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 17, Número 3, 2009.