O Uso de Objetos de Aprendizagem na Educação Financeira: Metodologia para Avaliação Pautada nos Aspectos Tecnológicos e Pedagógicos

Autores

  • Gisele Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF
  • Liamara Scortegagna Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.47

Palavras-chave:

Educação matemática, Objetos de aprendizagem, Recurso educacional, Educação financeira escolar

Resumo

A utilização de recursos digitais como os Objetos de Aprendizagem (OA) no ensino da Educação Financeira Escolar, visa incentivar e aproximar o aluno do conteúdo, tornando a complexa arte de ensinar em um ato atrativo e interativo. Porém, o desconhecimento e a dificuldade de busca, seleção e avaliação destes recursos por parte dos professores, desestimula a utilização em sala de aula. A pesquisa apresentada neste artigo objetiva auxiliar o professor e propõe uma Metodologia para Avaliação de Objetos de Aprendizagem (MESA), pautada nos aspectos tecnológicos e pedagógicos. Para isso, utilizamos uma metodologia de pesquisa bibliográfica e exploratória pautados em leituras e  análises  de  exemplos  de  OA.  Como  resultado,  observamos  a  pluralidade  dos  aspectos mencionados para caracterizar os OA, o número reduzido de OA na área de Educação Financeira e a dificuldade de busca nos repositórios. Concluímos ainda, que os OA apresentam um importante potencial pedagógico para o ensino da Educação Financeira Escolar.

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Publicado

01-01-2015

Como Citar

BARBOSA, G. .; SCORTEGAGNA, L. O Uso de Objetos de Aprendizagem na Educação Financeira: Metodologia para Avaliação Pautada nos Aspectos Tecnológicos e Pedagógicos. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 66, p. 45–65, 2015. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.47. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/47. Acesso em: 28 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos