Educação Financeira Crítica: Novos Desafios na Formação Continuada de Professores

Autores

  • Ana Paula Rohrbek Chiarello Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Luci dos Santos Bernardi Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.46

Palavras-chave:

Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Formação continuada de professores

Resumo

O presente artigo discute a compreensão dos professores sobre possibilidades de promover uma Educação  Financeira  Crítica  em  sua  prática  de  ensino.  A  pesquisa  é  de  natureza  qualitativa, inspirada na pesquisa-ação participante, realizada através de um processo de formação continuada com  professores  da  educação  infantil  e  anos  iniciais,  à  luz  dos  pressupostos  da  Educação Matemática Crítica. O resultado é discutido em quatro dimensões: i) da proposição de atividades investigativas; ii) das dificuldades apresentadas pelos professores para estruturar um ambiente de aprendizagem; iii) do sentido atribuído ao papel sociopolítico da Educação Financeira; iv) das mudanças na ação pedagógica dos professores.

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Publicado

01-01-2015

Como Citar

ROHRBEK CHIARELLO, A. P. .; SANTOS BERNARDI, L. dos . Educação Financeira Crítica: Novos Desafios na Formação Continuada de Professores. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 66, p. 31–44, 2015. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.46. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/46. Acesso em: 28 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos