Educação Financeira Crítica: Novos Desafios na Formação Continuada de Professores

Autores

  • Ana Paula Rohrbek Chiarello Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Luci dos Santos Bernardi Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.46

Palavras-chave:

Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Formação continuada de professores

Resumo

O presente artigo discute a compreensão dos professores sobre possibilidades de promover uma Educação  Financeira  Crítica  em  sua  prática  de  ensino.  A  pesquisa  é  de  natureza  qualitativa, inspirada na pesquisa-ação participante, realizada através de um processo de formação continuada com  professores  da  educação  infantil  e  anos  iniciais,  à  luz  dos  pressupostos  da  Educação Matemática Crítica. O resultado é discutido em quatro dimensões: i) da proposição de atividades investigativas; ii) das dificuldades apresentadas pelos professores para estruturar um ambiente de aprendizagem; iii) do sentido atribuído ao papel sociopolítico da Educação Financeira; iv) das mudanças na ação pedagógica dos professores.

Referências

ALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. São Paulo: Autêntica, 2010.

ANDRÉ, Marli (org.). Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Porto Alegre, v, 33, n.3,p.174-181, set/dez, 2010.

ARAÚJO, Jussara de Loiola. Educação matemática crítica na formação de pós-graduandos em educação matemática. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

BITENCOURT, Karliúza Fonseca. Educação matemática por projetos na escola: prática pedagógica e formação de professores. Curitiba: Certa Editorial, 2010.

CHIARELLO, Ana Paula R. Educação Financeira Crítica: novos desafios na formação continuada de professores. 2014. Dissertação de mestrado em Educação- Universidade Comunitária da Região de Chapecó, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PLS (Projeto de Lei do Senado) 171/2009. Disponível em www.senado.gov.br. Acesso em: 10 de mar. 2013.

MACHADO, Nilson José. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras Editora, 2000. MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 2 ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas-SP: Papirus, 2001.

. Educação crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.

. Desafios da reflexão: em educação matemática crítica. Campinas, Sp: Papirus, 2008.

SKOVSMOSE, Ole; PENTEADO, Mirian Godoy. Trabalho com projetos na educação matemática. 2008. Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/ix_enem/Comunicacao_Cientifica/Trabalhos/CC232384518 71T.doc. Acesso em: 10 de mai. 2013.

Downloads

Publicado

01-01-2015

Como Citar

ROHRBEK CHIARELLO, A. P. .; SANTOS BERNARDI, L. dos . Educação Financeira Crítica: Novos Desafios na Formação Continuada de Professores. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 66, p. 31–44, 2015. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.46. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/46. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos