Educação Financeira na Escola: A perspectiva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico

Autores

  • Amarildo Melchiades da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Arthur Belford Powell Rutgers University - Newark

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.44

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Literacia Financeira, OCDE, Educação Básica

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão da literatura da proposição e implementação de um projeto de educação financeira desenvolvido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que envolveu seus países membros e países não-membros. A revisão foi feita a partir dos documentos e informações disponibilizados virtualmente pela OCDE no período de 2003 a 2012 e teve como objetivo investigar a proposta da organização de educar financeiramente os cidadãos dos países membros e de levar o assunto para a escola. Este estudo foi o ponto de partida de uma investigação mais ampla que teve como finalidade analisar as possibilidades de inserção dessa temática no currículo de matemática das escolas públicas brasileiras como parte da educação matemática dos estudantes da Educação Básica.

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Publicado

01-01-2015

Como Citar

MELCHIADES DA SILVA , A. .; BELFORD POWELL , A. . Educação Financeira na Escola: A perspectiva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 66, p. 3–19, 2015. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.44. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/44. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos