Educação Financeira na Escola: A perspectiva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico

Autores

  • Amarildo Melchiades da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Arthur Belford Powell Rutgers University - Newark

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.44

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Literacia Financeira, OCDE, Educação Básica

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão da literatura da proposição e implementação de um projeto de educação financeira desenvolvido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que envolveu seus países membros e países não-membros. A revisão foi feita a partir dos documentos e informações disponibilizados virtualmente pela OCDE no período de 2003 a 2012 e teve como objetivo investigar a proposta da organização de educar financeiramente os cidadãos dos países membros e de levar o assunto para a escola. Este estudo foi o ponto de partida de uma investigação mais ampla que teve como finalidade analisar as possibilidades de inserção dessa temática no currículo de matemática das escolas públicas brasileiras como parte da educação matemática dos estudantes da Educação Básica.

Referências

BRASIL. Plano diretor da ENEF: Estratégia Nacional de Educação Financeira (Anexos). 2011. Disponível em: www.vidaedinheiro.gov.br/docs/PlanoDiretorENEF1.pdf Acesso em novembro de 2011.

CNMV/BANCO DE ESPAÑA. Plan de Educación Financiera 2008-2012. Comission Nacional Del Mercado de Valores/CNMV y Banco de España. 2008. Disponível em: http://www.bde.es/webbde/es/secciones/prensa/EdU-Financiera-final.pdf Acesso em: agosto de 2011.

COMMONWEALTH BANK FOUNDATION. Improving financial literacy in Australia: benefits for the individual and the nation. Commonwealth Bank Foundation. 2004. Disponível em: <http://www.commbank.com.au/about-us/download-printed-forms/FinancialLiteracy- Report2004.pdf>. Acesso em dezembro de 2011.

EIOPA. Report on financial literacy and education initiatives by competent authorities. 2011. Disponível em https://eiopa.europa.eu/Publications/Reports/Report_on_Financial_Literacy_and_education_EIOPA-ccpfi-11-018.pdf . Acesso em março de 2012.

IMF – INTERNATIONAL MONETARY FUND. IMFSurvey, april, 2005.vol.34, nº6. Disponível em: www.imforg/external/pubs/ft/survey/2005/040405.pdf . Acesso em novembro de 2011.

WORD BANK. Measuring financial capability and the effectiveness of financial education. June 2012. Disponível em www-wds.worldbank.org/external/default/WDSContentServer/WDSP/IB/2012/06/18/000333037_20120618033233/Rendered/PDF/663900REPLACEM0t0Booklet015June2012.pdf. Acesso em setembro de 2012.

MUNDY, Shaun. Financial Education Programmes in school: Analysis of selected current programmes and literature draft Recommendations for best practices. OCDE journal: General papers, volume 2008/3. OCDE, 2008.

OECD. Improving Financial Literacy: Analysis of Issues and Policies. OECD, 2005a.Disponível em: http://www.browse.oecdbookshop.org/oecd/pdfs/product/2105101e.pdf . Acesso emoutubro de 2011.

OECD. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Directorade for Financial and Enterprice Affairs. Jul. 2005b. Disponível em < http://www.oecd.org> Acesso em outubro de 2011.

OECD/INFE. Guidelines on Financial Education at School and Guidance on Learning Framework. OECD, 2011. Disponível em www.oecd.org/finance/financial- education/48493142.pdf . Acesso em dezembro de 2011.

OECD. PISA 2012 Financial Literacy Assessment Framework. Paris: OECD, 2012. Disponível em: www.oecd.org/pisa/pisaproducts/46962580.pdf. Acesso em junho de 2012.

Downloads

Publicado

01-01-2015

Como Citar

MELCHIADES DA SILVA , A. .; BELFORD POWELL , A. . Educação Financeira na Escola: A perspectiva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 66, p. 3–19, 2015. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.44. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/44. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos