A Multiplicação: Uma Reflexão sobre o uso de Calculadoras na Quinta Série

Autores

  • Dora Soraia Kindel Mestre em Educação Matemática

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2004.401

Palavras-chave:

Calculadoras, Multiplicação, Investigação emAula

Resumo

Este relato analisa uma atividade desenvolvida em turmas de 5ª série num ambiente de investigação utilizando calculadora para resolver operações de multiplicação com vários algarismos. As tarefas foram implementadas no início do ano letivo e, apesar de serem planejadas para uma revisão do assunto, deflagrou um interessante processo ensino-aprendizagem.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998, 148 p.

MASON, John. O “quê”, o “porquê” e o “como” em Matemática. In: P. Abrantes, L. C. Leal, & J. P. Ponte (Org.). Investigar para aprender matemática. Lisboa:APM, 1996, p. 15-24.

POWELL, Arthur B.. Algumas considerações sobre o papel da Experiência e da Reflexão na aprendizagem de matemática nas Escolas”. Palestra feita em Maputto, 1993. Texto fotocopiado.

SILVA, Albano V. Calculadoras na educação matemática: contributos para uma reflexão. Educação e Matemática, Lisboa, n. 11, p. 3- 6, 3º trim. 1989.

Downloads

Publicado

01-06-2004

Como Citar

SORAIA KINDEL, D. . A Multiplicação: Uma Reflexão sobre o uso de Calculadoras na Quinta Série. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 45, 2004. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2004.401. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/401. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência