A calculadora Gráfica TI-83 como um recurso para atribuição de significados matemáticos

Autores

  • Nilce F. Scheffer Clemerson A. Pedroso Ari L. Nava
  • Silvia Aimi Amanda B. Dallazen

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2004.400

Palavras-chave:

Ensino-Médio, Educação Matemática, Tecnologias, Proposta Didático Pedagógica, Representação Gráfica de Funções

Resumo

O relato aqui apresentado faz parte de uma Pesquisa de Iniciação Científica que vem sendo desenvolvida na URI - Campus de Erechim. A pesquisa tem por objetivo fazer um estudo exploratório e análise de representações gráficas cartesianas de funções, com a utilização de calculadora gráfica no Ensino Médio, considerando aspectos gráficos, visualização e linguagem matemática. Esta pesquisa tem características de abordagem qualitativa, envolve acadêmicos e professores do Curso de Matemática da URI, além de professores e estudantes da rede pública da Região Alto Uruguai do Estado do Rio Grande do Sul. Nos dados considera a descrição de manifestações orais, registros escritos e observações obtidas no contato entre pesquisadores e sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos até o momento, evidenciaram que a aprendizagem matemática se torna mais atraente e significativa, quando o recurso tecnológico é inserido na resolução de problemas na sala de aula.

Referências

MACHADO, N.J. Epistemologia e Didática. 2a edição. São Paulo: Cortez, 1995.

MATTOS, J. F. Modelagem Matemática: o papel das tecnologias de informação. Educação e Matemática, Lisboa, Portugal, n. 45, nov./dez. 1997.

PALIS, G. R. Gráficos de Funções em calculadoras e com lápis e papel.Educação e Matemática, Lisboa, Portugal, n. 45, nov./dez. 1997.

PENTEADO, M. G.; BORBA, M. C.; GRACIAS, T.S. Informática como veículo para mudança. Zetetiké, Campinas-SP: CEMPEM - FE/UNICAMP, v.6, n. 10, jul./dez, 1998.

SCHEFFER, Nilce F. Corpo-Tecnologias-Matemática: uma interação possível no Ensino Fundamental. Erechim, RS: Edifapes,2002.

SOUZA, T.A. Calculadoras Gráficas: uma proposta didático- pedagógica para o tema funções. Rio Claro, SP: UNESP, 1996.

Downloads

Publicado

01-06-2004

Como Citar

CLEMERSON A. PEDROSO ARI L. NAVA, N. F. S. .; AMANDA B. DALLAZEN, S. A. . A calculadora Gráfica TI-83 como um recurso para atribuição de significados matemáticos. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 45, 2004. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2004.400. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/400. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência