A calculadora Gráfica TI-83 como um recurso para atribuição de significados matemáticos
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2004.400Palavras-chave:
Ensino-Médio, Educação Matemática, Tecnologias, Proposta Didático Pedagógica, Representação Gráfica de FunçõesResumo
O relato aqui apresentado faz parte de uma Pesquisa de Iniciação Científica que vem sendo desenvolvida na URI - Campus de Erechim. A pesquisa tem por objetivo fazer um estudo exploratório e análise de representações gráficas cartesianas de funções, com a utilização de calculadora gráfica no Ensino Médio, considerando aspectos gráficos, visualização e linguagem matemática. Esta pesquisa tem características de abordagem qualitativa, envolve acadêmicos e professores do Curso de Matemática da URI, além de professores e estudantes da rede pública da Região Alto Uruguai do Estado do Rio Grande do Sul. Nos dados considera a descrição de manifestações orais, registros escritos e observações obtidas no contato entre pesquisadores e sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos até o momento, evidenciaram que a aprendizagem matemática se torna mais atraente e significativa, quando o recurso tecnológico é inserido na resolução de problemas na sala de aula.
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