Sobre o Poder de Algumas Palavras e Imagens Quando se Busca Avançar Além das Noções Euclidianas mais Comuns
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2004.399Palavras-chave:
Formação de Professores de Matemática, Práticas Pedagógicas, Geometria não Euclidiana, Representações SemióticasResumo
Apresenta-se uma reflexão sobre o poder de algumas palavras e imagens, de afetar o pensamento de professores de Matemática quando instados a evoluir além das noções euclidianas mais comuns. Esta reflexão extrapola o âmbito da Matemática, alcançando as políticas educacionais orientadoras da formação do professor. Apresentam-se duas diferentes concepções de práticas pedagógicas, a vigente na licenciatura e a proposta para a escola, e abordam-se suas conseqüências para o ensino das Geometrias. Apresentam-se observações sobre o papel das imagens, visuais e mentais, e da utilização de diferentes linguagens para representar conceitos matemáticos. Traçam-se linhas gerais de ação para o enfrentamento do desafio apresentado pela gama de dificuldades relacionadas às representações semióticas frente aos novos conhecimentos geométricos.
Referências
GARNICA, Antonio V. M. É Necessário ser Preciso? É Necessário Ser Exato? In: Cury, Helena N. (Org.) Formação de Professores de Matemática: uma Visão Multifacetada. Porto Alegre: EDIPUCRS, p.49-88, 2001.
KALEFF, Ana Maria M. R. Da Rigidez do Olhar Euclidiano às (Im)Possibilidades de (Trans)Formação dos Conhecimentos Geométricos do Professor de Matemática. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação Universidade Federal Fluminense. Niterói,2004, 450 p.
KALEFF, Ana Maria M. R. ; NASCIMENTO; Rogério S. Atividades Introdutórias às Geometrias Não-Euclidianas: o Exemplo da Geometria do Táxi. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n.44, p.11-42,2004.
PAIVA, Maria Auxiliadora V. Concepções do Ensino de Geometria: um Estudo a Partir da Prática Docente. Tese de Doutorado. Departamento de Matemática - Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1999, 264 p.
PENROSE, Roger. O Grande, o Pequeno e a Mente Humana. SãoPaulo: EDUNESP, 1996.
STERNBERG, Robert J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: ArtMedEditora, 2000.
TALL, David. Cognitive Growth in Elementary and Advanced Mathematical Thinking. Proceedings of the 19th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education - PME. Recife, v.1, p.61-75, 1995.