Uma Analise Dos Desafios Propostos Durante Os 30 Anos De Boletim Gepem
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2006.371Palavras-chave:
Resolução de problemas, ensino-aprendizagem, desafios matemáticos, investigação em aulaResumo
Este artigo pretende trazer aos seus leitores um levantamento histórico e uma pequena análise dos desafios propostos durante os 30 anos de publicações do Boletim Gepem. Pensando nisso, realizamos uma pesquisa em todos os boletins publicados até a presente data, investigamos os padrões assumidos, organizamos todas as atividades propostas em uma tabela e ainda, classificamos esses desafios, segundo critérios determinados no artigo. Ao longo do texto, apresentamos referências sobre resolução de problemas. Nossa análise, portanto, buscou mostrar ao leitor a gama de possibilidades que o trabalho com desafios pode proporcionar na sala de aula.
Referências
Boletim GEPEM: n.1 (1976) n.46 (2005).
BORIM, J. Jogos e Resolução de Problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. 4. ed. São Paulo: IME-USP, 2002.
SÁ, A. V. M. O xadrez e a educação. Revista Preto e Branco, ano 6 (39), janeiro,1990.
GAGNÉ, R. M. Como se realiza a aprendizagem. Livros técnicos e científicos. Rio de Janeiro, 1974.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Matemática / Secretaria da
Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.
POLYA, G. AArte de Resolver Problemas. Interciência. São Paulo, 1994.