Uma Analise Dos Desafios Propostos Durante Os 30 Anos De Boletim Gepem

Autores

  • Ana Lucia Vaz da Silva Profª do Colégio Pedro II Doutoranda em Educação (PUC/RJ)
  • Andreia Carvalho Maciel Barbosa Profª do Colégio Pedro II, UERJ e UNESA

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2006.371

Palavras-chave:

Resolução de problemas, ensino-aprendizagem, desafios matemáticos, investigação em aula

Resumo

Este artigo pretende trazer aos seus leitores um levantamento histórico e uma pequena análise dos desafios propostos durante os 30 anos de publicações do Boletim Gepem. Pensando nisso, realizamos uma pesquisa em todos os boletins publicados até a presente data, investigamos os padrões assumidos, organizamos todas as atividades propostas em uma tabela e ainda, classificamos esses desafios, segundo  critérios  determinados  no  artigo. Ao  longo  do  texto,  apresentamos referências sobre resolução de problemas. Nossa análise, portanto, buscou mostrar ao leitor a gama de possibilidades que o trabalho com desafios pode proporcionar na sala de aula.

Referências

Boletim GEPEM: n.1 (1976) n.46 (2005).

BORIM, J. Jogos e Resolução de Problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. 4. ed. São Paulo: IME-USP, 2002.

SÁ, A. V. M. O xadrez e a educação. Revista Preto e Branco, ano 6 (39), janeiro,1990.

GAGNÉ, R. M. Como se realiza a aprendizagem. Livros técnicos e científicos. Rio de Janeiro, 1974.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Matemática / Secretaria da

Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

POLYA, G. AArte de Resolver Problemas. Interciência. São Paulo, 1994.

Downloads

Publicado

01-01-2006

Como Citar

VAZ DA SILVA, A. L.; MACIEL BARBOSA , A. C. . Uma Analise Dos Desafios Propostos Durante Os 30 Anos De Boletim Gepem. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 48, 2006. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2006.371. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/371. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos