Um estudo sobre a Educação Matemática publicada nos 30 anos do Boletim GEPEM

Autores

  • Rosana de Oliveira Profª UERJ, USS e PMAR
  • Marcelo Almeida Bairral Prof. UFRuralRJ
  • Rosa Maria Mazo Reis Profª UCP e UNESA

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2006.370

Palavras-chave:

Boletim GEPEM, Análise de Publicações, Artigos

Resumo

Dos grupos em Educação Matemática fundados na década de 70, com o objetivo de melhorar o ensino de matemática em seus diferentes níveis, o GEPEM é o único que continua cumprindo com um de seus propósitos iniciais: ser um grupo de estudo e pesquisa autônomo e que contribua com o desenvolvimento da Educação Matemática. Juntamente com o desenvolvimento os trabalhos do grupo vem o percurso de sua revista: o Boletim GEPEM, primeiro periódico na Educação Matemática nacional. No ano em que o GEPEM completa 30 anos pensamos ser relevante realizar e divulgar um mapeamento da produção científica divulgada nos 47 números do Boletim. Neste artigo analisamos artigos e relatos publicados na revista, refletimos sobre esta produção e suscitamos demandas de investigação na área.

Referências

Boletim GEPEM: n.1 (1976) n.47 (2005).

REIS, R. M.; BAIRRAL, M.; OLIVEIRA, R. O GEPEM fomentando a formação de professores no Brasil. Anais do V Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro (V SPEM-RJ). Itaocara-RJ, 03-05/11/2005. Em CD-ROM.

FIORENTINI, D. Mapeamento e Balanço dos Trabalhos do GT-19 (Educação Matemática) no Período de 1998 a 2001. Trabalho encomendado, apresentado n25ª Reunião da ANPED, 2002.

Revista UNO - Revista de Didáctica de las Matemáticas. Barcelona, Graó, n.26, 2001, p.73-96.

SERRANO, G. P. Investigación Cualitativa. Retos e interrogantes. Madrid: La Muralla, 1994.

Downloads

Publicado

01-01-2006

Como Citar

OLIVEIRA , R. de; ALMEIDA BAIRRAL, M. .; MAZO REIS , R. M. . Um estudo sobre a Educação Matemática publicada nos 30 anos do Boletim GEPEM. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 48, 2006. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2006.370. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/370. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos