Números e Geometria com Dobradura de Papel
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2006.364Palavras-chave:
Origami, Geometria, Números, AtividadesResumo
Nesta seção usaremos a técnica do Origami para desenvolver atividades, já testadas em salas de aula, que podem levar os alunos, num primeiro momento, a conjecturas sobre ângulos opostos pelo vértices, ângulos formados por paralelas cortadas por transversais. Num segundo momento, trataremos do estudo dos números e desenvolveremos atividades que permitam comparações, adição, subtração e multiplicação de frações e estudar frações equivalentes. Em seguida abordaremos o
estudo de alguns números irracionais do tipo 2 e 3 Concluiremos abordando uma construção, com origami, do segmento áureo.
Referências
BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher,1974.
FUSÈ, Tomoko. Unit origami. Tokyo, New York: Japan Publica-tions, 1990.
, William. Acidade de Origami. São Paulo: Nobel, 2001.
GÊNOVA,A. Carlos. Tangram em Origami. São Paulo: Global, 1990.
GÊNOVA, A. Carlos. Introdução à composição modular. São Paulo: Global,1990.
KALEFF, Ana Maria M. R. Vendo e Entendendo Poliedros. Niterói: EdUFF,1998.
KASAHARA, Kunihiko. Origami omnibus. Tokyo, New York: Japan Publica- tions, 1967.
KASAHARA, Kunihiko. Origami made easy. Tokyo, New York: Japan Publica-tions, 1973.
NOVAES, José Antonio; VIEIRA, Maria da Conceição; DAVID, Maria Ignês Rocha; CASTRO, Mônica Rabello; RESENDE, Nelson de Mello. Cadernos de Exercícios / Matemática. Rio de Janeiro: Cap-UERJ, 2003.