Concepções de Professores de Matemática quanto à utilização de Objetos de Aprendizagem: Um estudo de caso do Projeto RIVED-Brasil
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2006.362Palavras-chave:
Educação Matemática, Objeto de Aprendizagem, Concepção de Professores de Matemática, Informática Educacional e RIVEDResumo
Este artigo, baseado em uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, apresenta as concepções de três professores de Matemática frente à possível utilização de objetos de aprendizagem como recurso no ensino da Matemática em ambientes informatizados. As práticas atuais dos entrevistados, suas pretensões e expectativas ideais em termos de tecnologias e as possibilidades que podem surgir com o uso de dois módulos educacionais selecionados do projeto RIVED, foram analisadas, sob alguns aspectos da Teoria da Atividade, segundo a perspectiva de Engeström (1999). Os professores identificaram novas oportunidades de situações de ensino possibilitando assim uma melhor integração entre teoria e prática.
Referências
RIVED. Rede Internacional Virtual de Educação. Disponível em: <http://rived.proinfo.mec.gov.br>.Acesso em: 17/mar/2005.
ROSCHELLE, J.; KAPUT, J.; STROUP, W. SimCalc: Accelerating Students' Engagement with the Mathematics of Change. Disponível em: <http://www.simcalc.umassd.edu/downloads/MathofChange.pdf>. Acesso em: 12/jul./2005.
SILVA, M. G. M. Novos currículos e novas aprendizagens: a utilização de objetos de aprendizagem como alternativa para a mudança curricular. Tese (Doutorado em Educação: Currículo). São Paulo: PUC-SP, 2004.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo:Atlas, 1987.
WIESELER, W. R. A standards-based approach for reusable information objects. Disponível em: <>. Acesso em: 10/dez./2004.
WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy.