Concepções de Professores de Matemática quanto à utilização de Objetos de Aprendizagem: Um estudo de caso do Projeto RIVED-Brasil

Autores

  • Celina A. A. P. Abar
  • Leila Souto de Assis

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2006.362

Palavras-chave:

Educação Matemática, Objeto de Aprendizagem, Concepção de Professores de Matemática, Informática Educacional e RIVED

Resumo

Este artigo, baseado em uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, apresenta as concepções de três professores de Matemática frente à possível utilização de objetos de aprendizagem como recurso no ensino da Matemática em ambientes informatizados. As práticas atuais dos entrevistados, suas pretensões e expectativas ideais em termos de tecnologias e as possibilidades que podem surgir com o uso de dois módulos educacionais selecionados do projeto RIVED, foram analisadas, sob alguns aspectos da Teoria da Atividade, segundo a perspectiva de Engeström (1999). Os professores identificaram novas oportunidades de situações de ensino possibilitando assim uma melhor integração entre teoria e prática.

 

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Publicado

01-06-2006

Como Citar

A. P. ABAR, C. A. .; SOUTO DE ASSIS, L. . Concepções de Professores de Matemática quanto à utilização de Objetos de Aprendizagem: Um estudo de caso do Projeto RIVED-Brasil. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 49, 2006. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2006.362. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/362. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos