Professores de Matemática que Utilizam Tecnologia Informática em sua Atividade Docente

Autores

  • Rúbia Barcelos Amaral Zulatto Doutoranda UNESP – Rio Claro
  • Miriam Godoy Penteado Profª UNESP – Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2006.361

Palavras-chave:

Tecnologia informática, formação de professores, Geometria dinâmica, Educação Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal tratar de aspectos da inserção de tecnologia informática (TI) na escola, em função das exigências de mudanças no trabalho do professor e na organização e gestão da própria escola. Questões importantes são discutidas visando a estimular professores de Matemática a usarem TI em sua sala de aula. Fazemos isso a partir de um estudo que traçou o perfil dos que já a utilizam. Foi possível concluir que professores de diferentes faixas etárias e com formação inicial que ofereceu ou não acesso a TI, optam por incorporar TI em sua prática, e que essa iniciativa é especialmente baseada num investimento individual. Vale ressaltar que a formação continuada e o suporte são fundamentais para que os professores se sintam preparados e seguros. Esperamos que os resultados possam contribuir como subsídios para a organização de propostas de formação de professores.

Referências

PENTEADO SILVA, M.G. O computador na perspectiva do desenvolvimento profissional do professor. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Campinas, Campinas, 1997.

PONTE, J.P. A vertente profissional da formação inicial de professores de Matemática. Educação Matemática em Revista, ano 9, n.11-A, edição especial – abril, 2002.

SADOLIN, V. Geometricks. Software de Geometria Dinâmica com fractais. Tradução: PENTEADO: M.G.; BORBA, M.C. São Paulo: UNESP, 2000.

SCHUMANN, H.; GREEN, D. Learning geometry through interactive construction. In: Discovering Geometry with a computer – Using Cabri Géomètre. Heinz Schumann and David Green. Ed. Chartwell-Bratt, 1994.

SCHWARTZ, J.; YERUSHALMY, M. (designers) The Geometric Supposers, Pleasantville, NY: Sunburst Communications, 1983-1991.

SCHWARTZ, J.; YERUSHALMY, M. (designers) The Geometric SuperSupposers, Pleasantville, NY: Sunburst Communications, 1992.

SILVA, M.C.L. Teorema de Tales: uma engenharia didática utilizando o Cabri- Géomètre. 1997. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1997.

SOUZA, A.C.C.; PEREZ, G.; BICUDO, I.; BICUDO, M.A.V.; PENTEADO- SILVA, M.G.; BALDINO, R.R.; CABRAL, T.C.B. Diretrizes para a licenciatura em Matemática. Bolema, ano 6, n. 7, 1991.

Downloads

Publicado

01-06-2006

Como Citar

AMARAL ZULATTO, R. B. .; GODOY PENTEADO , M. . Professores de Matemática que Utilizam Tecnologia Informática em sua Atividade Docente . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 49, 2006. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2006.361. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/361. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos