Ensino Questionador Orientado da Matemática: Exemplos de Professores

Autores

  • Olive Chapman Universidade de Calgary
  • Rosa Maria Mazo Reis UCP, UNESA

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2006.360

Palavras-chave:

Ensino de matemática, atividades questionadoras, compreensão conceitual, aprendizado construtivista, modelos de ensino

Resumo

De modo a ajudar os alunos a aprender Matemática com compreensão e a desenvolver o raciocínio matemático, lhes deve ser permitido resolver problemas desafiadores, explorar padrões, formular e conferir conjecturas, raciocinar e se comunicar matematicamente. Uma perspectiva questionadora de ensino pode providenciar uma maneira significativa de se obter isso numa aula de Matemática. Esse artigo discute abordagens questionadoras de ensino que podem fazer a diferença na maneira com que os alunos aprendem Matemática. Ele contém cinco exemplos de abordagens de ensino que os professores foram capazes de incorporar em sua prática de modo a orientá-la pelo questionamento. Essas abordagens incluem modelos de ensino questionador desenvolvidos e utilizados por professores, e atividades de aprendizado baseadas em análise dos erros matemáticos dos alunos, comparando exemplos com não-exemplos, investigando exemplos resolvidos, e questionamentos orientados, perguntas e proposições. Eles são expostos como um estímulo encorajador para que os professores continuem, ou comecem, a modificar o seu ensino de modo a promover o aprendizado significativo por seus alunos.

Referências

Alberta Learning. Western Canadian protocol for collaboration in basic education: Common curriculum framework for K – 12 mathematics. Edmonton,Alberta:Alberta Education,1996.

National Council of Teachers for Mathematics Curriculum and evaluation standards for school mathematics. Reston, VA: NCTM, 1989.

National Council of Teachers of Mathematics. Professional standards for teaching mathematics. Reston, VA:Author, 1991.

National Council of Teachers for Mathematics Assessment standards for school mathematics. Reston, VA: NCTM, 1995.

National Council of Teachers of Mathematics. Principles and standards for school mathematics. Reston, VA:Author, 2000.

Watson, A., and Mason, J. Questions and prompts for mathematical thinking.Derby, England:Association of Teachers of Mathematics, 1998.

Downloads

Publicado

01-06-2006

Como Citar

CHAPMAN , O. .; MAZO REIS, R. M. . Ensino Questionador Orientado da Matemática: Exemplos de Professores. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 49, 2006. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2006.360. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/360. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos