A Etnomatemática na Formação Continuada de Professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos do Município do Rio de Janeiro

Autores

  • Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato Universidade Federal Fluminense
  • Márcio de AlbuquerqueVianna Instituto Superior Tecnológico - FAETEC

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.345

Palavras-chave:

Educação matemática de jovens e adultos, etnomatemática, formação continuada de professores

Resumo

O presente trabalho refere-se a uma reflexão sobre o processo de construção coletiva do texto que será integrado ao Núcleo Curricular Básico Multieducação, para professores de Matemática de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município do Rio de Janeiro, que teve a etnomatemática como referencial teórico e metodológico. O referido documento teve como objetivo proporcionar um diálogo com professores acerca da especificidade do trabalho em Educação Matemática para a modalidade de EJA. A metodologia adotada para o trabalho de construção coletiva do texto foi a de grupo colaborativo, estabelecendo um diálogo democrático entre os discursos dos participantes, na relação entre teorias e experiências vividas e relatadas pelos professores.

Referências

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Publicado

01-06-2007

Como Citar

CASTELLO BRANCO FANTINATO, M. C. de .; ALBUQUERQUEVIANNA, M. de. A Etnomatemática na Formação Continuada de Professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos do Município do Rio de Janeiro. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 51, 2007. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.345. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/345. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência