A História da Matemática na Educação Matemática de Futuros Professores: O Problema das Quadraturas

Autores

  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Professora, UEL
  • Júlio Faria Corrêa Mestrando, UEL

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.343

Palavras-chave:

História da Matemática, formação de professores, área, problema das quadraturas, Educação Matemática

Resumo

Reaver os caminhos trilhados pela humanidade na constituição dos objetos matemáticos, analisando criticamente as trajetórias percorridas, pode, não somente, ampliar o campo de visão a cerca de sua realidade, como também possibilitar uma (re)significação do modo como o homem a concebe. Nesse momento em que os cursos de licenciatura em Matemática estão em processo de implementação de seus projetos políticos pedagógicos, consideramos que é indispensável buscar momentos nos quais os futuros professores possam conhecer, entender e refletir sobre o modo pelo qual a matemática foi produzida ao longo da história da humanidade. Desse modo, nesse artigo apresentamos alguns aspectos do desenvolvimento histórico-epistemológico do conceito de área e uma proposta de trabalho, que pode ser desenvolvida com alunos do curso de licenciatura em Matemática, a fim de discutir como se desenvolveu o conceito de área por meio da história do cálculo, por um processo conhecido como "problema das quadraturas".

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Publicado

01-06-2007

Como Citar

COSTA TRINDADE CYRINO, M. C. de; CORRÊA, J. F. . A História da Matemática na Educação Matemática de Futuros Professores: O Problema das Quadraturas. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 51, 2007. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.343. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/343. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos