As Formas e Estruturas Textuais em Pesquisa de Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.342Palavras-chave:
Formas e estruturas textuais, Educação Matemática, Perspectiva socioculturalResumo
Este trabalho se refere à busca por formas e estruturas textuais que possam ser utilizadas em teses e dissertações de modo que essas se tornem capazes de explorar melhor um tema a partir de suas múltiplas interações, de tratar o fenômeno investigado de forma menos redutora e fragmentada, privilegiando a complexidade dos processos de investigação em Educação Matemática. Destaca a importância da construção de formas e estruturas textuais capazes de auxiliar o leitor na construção de um modelo mental da situação que o texto descreve. Discute as possibilidades de formas textuais nas quais a perspectiva sociocultural é melhor utilizada explorando, como exemplo, a idéia de intertextos e/ou da co-autoria, bem como de elementos da história oral.
Referências
SIERPINSKA. A; KILPATRICK, J. (ed.) Mathematcs education as a research domain: Asearch for identity. Dordrecht: Kluwer, 1998.
SILVA, V. L. A cultura negra na escola pública: uma perspectiva “Etnomatemática”. 2007, 84p. Dissertação (versão apresentada no exame de qualificação do Mestrado em Educação – Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo,2007.
VIANNA,C. R. Vidas e Circunstâncias na Educação Matemática. 2000. Tese (Doutorado em Educação: ensino de ciências e matemática). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000.
VYGOTSKY, L.S. Aformação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1989. WENGER, E. Comunidades de Prática: Aprendizaje, significado e identidad.Barcelona: Paiadós, 2001.