As Formas e Estruturas Textuais em Pesquisa de Educação Matemática

Autores

  • Wanderleya Nara Gonçalves Costa Doutoranda em Educação, FEUSP
  • Admur Severino Pamplona Professor, UFMT/ICLMA

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.342

Palavras-chave:

Formas e estruturas textuais, Educação Matemática, Perspectiva sociocultural

Resumo

Este trabalho se refere à busca por formas e estruturas textuais que possam ser utilizadas em teses e dissertações de modo que essas se tornem capazes de explorar melhor um tema a partir de suas múltiplas interações, de tratar o fenômeno investigado de forma menos redutora e fragmentada, privilegiando a complexidade dos processos de investigação em Educação Matemática. Destaca a importância da construção de formas e estruturas textuais capazes de auxiliar o leitor na construção de um modelo mental da situação que o texto descreve. Discute as possibilidades de formas textuais nas quais a perspectiva sociocultural é melhor utilizada explorando, como exemplo, a idéia de intertextos e/ou da co-autoria, bem como de elementos da história oral.

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Publicado

01-06-2007

Como Citar

GONÇALVES COSTA, W. N. .; SEVERINO PAMPLONA, A. . As Formas e Estruturas Textuais em Pesquisa de Educação Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 51, 2007. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.342. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/342. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos