Exploração de trabalhos de Escher em aulas de geometria
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2008.329Palavras-chave:
Escher, Matemática eArte, Mosaicos geométricos, GeometriaResumo
A integração entre diferentes disciplinas é uma das maneiras de perceber a ligação entre elas. Em geral, professores de Matemática buscam parcerias com outras disciplinas para fazer com que os alunos observem a presença da Matemática em outras áreas do conhecimento. A Matemática tem forte ligação com a Arte e, neste caso, em especial, quer-se mostrar o vínculo entre ela e algumas das obras do artista holandês, M.C. Escher. Suas obras mostram diversos conceitos trabalhados, em geral, na geometria, assim como simetria, rotação e translação. Este trabalho tem por objetivo estudar esses conceitos através da análise de algumas obras de Escher de que forma ele estruturava seus diversos mosaicos, os quais consistem num pavimento de ladrilhos variados.
Referências
ECHER, Maurits Cornelius. M. C. Escher - gravura e desenhos. São Paulo: Distribuidora Paisagem, 2004.
FAINGUELERNT, Estela K.; NUNES, Kátia Regina A.. Fazendo arte com a matemática. PortoAlegre:Artmed, 2006.