Exploração de trabalhos de Escher em aulas de geometria

Autores

  • Clarissa Trojack Della Nina Professora do IEE Vasconcelos Jardim-General Câmara/RS
  • Maria Elvira Jardim Menegassi Professora do Colégio Dom Bosco – PortoAlegre/RS
  • Mercedes Matte da Silva Professora do Colégio Farroupilha – PortoAlegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2008.329

Palavras-chave:

Escher, Matemática eArte, Mosaicos geométricos, Geometria

Resumo

A integração entre diferentes disciplinas é uma das maneiras de perceber a ligação entre elas. Em geral, professores de Matemática buscam parcerias com outras disciplinas para fazer com que os alunos observem a presença da Matemática em outras áreas do conhecimento. A Matemática tem forte ligação com a Arte e, neste caso, em especial, quer-se mostrar o vínculo entre ela e algumas das obras do artista holandês, M.C. Escher. Suas obras mostram diversos conceitos trabalhados, em geral, na geometria, assim como simetria, rotação e translação. Este trabalho tem por objetivo estudar esses conceitos através da análise de algumas obras de Escher de que forma ele estruturava seus diversos mosaicos, os quais consistem num pavimento de ladrilhos variados.

Referências

ECHER, Maurits Cornelius. M. C. Escher - gravura e desenhos. São Paulo: Distribuidora Paisagem, 2004.

FAINGUELERNT, Estela K.; NUNES, Kátia Regina A.. Fazendo arte com a matemática. PortoAlegre:Artmed, 2006.

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Publicado

01-06-2008

Como Citar

DELLA NINA, C. T.; JARDIM MENEGASSI , M. E. .; MATTE DA SILVA, M. . Exploração de trabalhos de Escher em aulas de geometria. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 53, 2008. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2008.329. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/329. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência