A Capacidade Argumentativa e as Narrativas Matemáticas nas Aulas de Matemática com Tecnologias

Autores

  • Nilce Fátima Scheffer Doutora em Educação Matemática
  • Ricardo Machado Corrêa Acadêmico do Curso de Matemática, URI-Campus de Erechim/RS
  • Jordana Zawierucka Bressan Acadêmica do Curso de Matemática, URI-Campus de Erechim/RS

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2008.328

Palavras-chave:

Movimentos Corporais, Tecnologias, Narrativas Matemáticas, Representação Semiótica, CapacidadeArgumentativa

Resumo

Este artigo aborda reflexões a respeito de um estudo teórico-prático que se realiza na URI – Campus de Erechim/RS. Preocupa-se em analisar as diferentes linguagens presentes nas Narrativas Matemáticas dos estudantes, bem como gráficos representativos de movimentos corporais de forma a apresentar possibilidades para a qualificação da prática pedagógica do professor de Matemática. O estudo aqui registrado apresenta a possibilidade de um trabalho diferenciado no que tange ao processo de ensino e de aprendizagem matemática, quando se aliam movimentos corporais e tecnologias, como a calculadora gráfica TI-83 e o sensor CBR. A valorização das Narrativas Matemáticas, expressas pelas diferentes linguagens (oral, escrita, corporal e matemática) dos estudantes e as variadas representações para o mesmo objeto em estudo, criam ambientes favoráveis à interação professor-estudante, possibilitando assim o conhecimento e o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes. A partir dos dados e resultados obtidos até o momento, é possível depreender que a exploração da representação gráfica de movimentos possibilita o estudo de funções matemáticas, representação gráfica cartesiana e intervalos de variação.

Referências

MARCUSCHI, L. A. Da fala para escrita: atividades de retextualização. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.

SCHEFFER, N. F. As Narrativas Matemáticas e o Estudo da Representação Gráfica de Movimentos Corporais realizados com o Auxílio de Tecnologias. In: Revista Perspectiva n. 98, p. 53-64, junho/2003.

SCHEFFER, N. F. Corpo-Tecnologias-Matemática Uma Interação Possível no Ensino Fundamental. Erechim: Edifapes, 2002.

SCHEFER, N. F.; NAVA, A.; AIMI, S.; DALLAZEN, A. B.; ANDRETTA, F. C.; CORREA, R. M. Matemática e Tecnologias: modelagem matemática. Série Didáticos. Erechim: EDIFAPES, 2006.

SCHEFER, N. F.; PEDROSO, C. A.; NAVA, A.; AIMI, S.; DALLAZEN, A. B. A Calculadora Gráfica como um Recurso para a Atribuição de Significados Matemáticos. In: Boletim Gepem: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática. Rio de Janeiro: Navegantes. No 45, p. 43-53, julho/dezembro 2004.

VALENTE, J. A. O Professor no Ambiente Logo: formação e atuação. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1996.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

01-06-2008

Como Citar

SCHEFFER, N. F. .; MACHADO CORRÊA, R. .; ZAWIERUCKA BRESSAN, J. A Capacidade Argumentativa e as Narrativas Matemáticas nas Aulas de Matemática com Tecnologias. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 53, 2008. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2008.328. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/328. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência