A Capacidade Argumentativa e as Narrativas Matemáticas nas Aulas de Matemática com Tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2008.328Palavras-chave:
Movimentos Corporais, Tecnologias, Narrativas Matemáticas, Representação Semiótica, CapacidadeArgumentativaResumo
Este artigo aborda reflexões a respeito de um estudo teórico-prático que se realiza na URI – Campus de Erechim/RS. Preocupa-se em analisar as diferentes linguagens presentes nas Narrativas Matemáticas dos estudantes, bem como gráficos representativos de movimentos corporais de forma a apresentar possibilidades para a qualificação da prática pedagógica do professor de Matemática. O estudo aqui registrado apresenta a possibilidade de um trabalho diferenciado no que tange ao processo de ensino e de aprendizagem matemática, quando se aliam movimentos corporais e tecnologias, como a calculadora gráfica TI-83 e o sensor CBR. A valorização das Narrativas Matemáticas, expressas pelas diferentes linguagens (oral, escrita, corporal e matemática) dos estudantes e as variadas representações para o mesmo objeto em estudo, criam ambientes favoráveis à interação professor-estudante, possibilitando assim o conhecimento e o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes. A partir dos dados e resultados obtidos até o momento, é possível depreender que a exploração da representação gráfica de movimentos possibilita o estudo de funções matemáticas, representação gráfica cartesiana e intervalos de variação.
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