Atividades de geometria espacial e tecnologias informáticas no contexto da educação a distância online
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2008.327Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação a Distância, Atividades Investigativas, Tecnologias Informáticas, Geometria EspacialResumo
Neste artigo discuto o processo de elaboração e a discussão de atividades desenvolvidas com o software Wingeom, em um curso a distância online para professores de matemática. Apresento o contexto do curso e as inquietações que motivaram a realização de uma pesquisa em um ambiente virtual de aprendizagem. Também apresento concepções teóricas sobre investigar em matemática utilizando tecnologias informáticas e mostro como as diferentes mídias, além da proposta pedagógica, condicionaram a elaboração e desenvolvimento das atividades, bem como a discussão matemática. Para finalizar, destaco a importância de pesquisas que contribuam com a prática da sala de aula, além de contribuírem com a produção do conhecimento científico.
Referências
CARVALHO, P. C. P. Introdução à Geometria Espacial. 4. ed. Rio de Janeiro: IMPAISOLGRAF, 1999. (Coleção do Professor de Matemática).
GRACIAS, T. A. S. A Natureza da Reorganização do Pensamento em um Curso a Distância sobre "Tendências em Educação Matemática". Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2003.
KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas: Papirus, 2003.
LOPES, A. Avaliação em Educação Matemática a Distância: uma experiência de geometria no ensino médio. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2004.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na Sala deAula. Belo Horizonte:Autêntica, 2003.
SANTOS, S. C. A Produção Matemática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacial. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.
TIKHOMIROV, O. K. The Psychological Consequences of Computerization. In.: WERTSCH, J. V. (Ed.). The Concept of Activity in Soviet Psychology. New York: M. E. Sharpe. Inc, 1981. p. 256-278.
ZULATTO, R. B. A. Professores de Matemática que utilizam softwares de Geometria Dinâmica: suas características e perspectivas. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2002.