Aprendizagem colaborativa com suporte computacional: Uma perspectiva histórica

Autores

  • Gerry Stahl Drexel University
  • Timothy Koschmann Southern Illinois University
  • Dan Suthers University of Hawaii
  • Hugo Fuks e Tatiana Escovedo PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2008.325

Palavras-chave:

CSCL, Ciências da aprendizagem, Análise internacional, Educação a Distância

Resumo

A Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional (CSCL) é um ramo emergente das ciências da aprendizagem que estuda como as pessoas podem aprender em grupo com o auxílio do computador. Como será visto neste artigo, até mesmo esta simples sentença esconde uma complexidade considerável. A interação da aprendizagem com a tecnologia revela-se bastante complexa. A inclusão da colaboração, da mediação pelo computador e da educação a distância problematizaram a noção de aprendizagem e levantaram questões referentes a premissas anteriores sobre como estudar este tema. Como em muitos ramos ativos da pesquisa científica, a CSCL relaciona- se de forma complexa com disciplinas estabelecidas, evolui de forma difícil de precisar e inclui contribuições importantes que parecem incompatíveis entre si. A área da CSCL tem uma longa história de controvérsias sobre sua teoria, métodos e definições. Além disso, é importante entender a CSCL como uma visão do que é possível alcançar usando computadores, e de quais pesquisas devem ser desenvolvidas, e não como um corpo estabelecido de experimentos aceitáveis e de práticas de ensino. Nós começaremos a partir de algumas noções comuns extraídas de artigos sobre CSCL e gradualmente revelaremos sua natureza mais complexa. Iremos rever o desenvolvimento histórico da CSCL e apresentar nossa perspectiva do seu futuro.

 

Referências

STRIJBOS, J.-W., KIRSCHNER, P., & MARTENS, R. (Eds.). (2004). What we know about CSCL ... And implementing it in higher education. Dordrecht, Netherlands: Kluwer Academic Publishers. In P. Dillenbourg (Ed.) Computer- supported collaborative learning book series, vol 3.

SUTHERS, D., & HUNDHAUSEN, C. (2003). An empirical study of the effects of representational guidance on collaborative learning. Journal of the Learning Sciences, 12 (2), 183-219.

SUTHERS, D. (2005). Technology affordances for intersubjective learning: A thematic agenda for CSCL. Paper presented at the international conference of Computer Support for Collaborative Learning (CSCL 2005), Taipei, Taiwan.

TEN HAVE, P. (1999). Doing conversation analysis: A practical guide. Thousand Oaks, CA: Sage.

THORNDIKE, E. L. (1912). Education: Afirst book. New York, NY: Macmillan. VAN DER POL, J., ADMIRAAL, W., & SIMONS, R.-J. (2003). Grounding in

electronic discussions: Standard (threaded) versus anchored discussion. Paper presented at the international conference of Computer-Supported Collaborative Learning (CSCL 2003), Bergen, Norway. Proceedings pp. 77-81.

VYGOTSKY, L. (1930/1978). Mind in society. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Downloads

Publicado

01-06-2008

Como Citar

STAHL , G. .; KOSCHMANN , T. .; SUTHERS , D. .; TATIANA ESCOVEDO, H. F. e . Aprendizagem colaborativa com suporte computacional: Uma perspectiva histórica. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 53, 2008. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2008.325. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/325. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos