Construção de fractais usando o software GeoGebra

Autores

  • Teresinha Aparecida Faccio Padilha Mestre, Centro Universitário Univates
  • Maria Madalena Dullius Professora, Centro Universitário Univates
  • Marli Teresinha Quartieri Professora, Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.248

Palavras-chave:

Geometria, Álgebra, Fractais, GeoGebra

Resumo

O relato aborda uma pesquisa que teve por objetivo investigar como a construção de fractais com o software GeoGebra poderia suscitar conhecimentos geométricos e algébricos. Desenvolveu-se uma in- tervenção pedagógica com alunos da 7ª série do Ensino Fundamental e após, aplicou-se um questionário aos discentes envolvidos com o intuito de realizar uma avaliação em relação às atividades exploradas. De acordo com as análises feitas e tendo por base as respostas do questionário, a produção dos alunos e as observações registradas durante o desenvolvimento da intervenção pedagógica ficou evidenciado que: o trabalho contribuiu na obtenção de uma forma motivadora, interativa e viável da abordagem da Geometria Fractal; o software GeoGebra foi importante ferramenta de apoio na construção dos fractais; a Geometria Fractal é uma possibilidade interessante de associar a geometria e a álgebra numa proposta diferenciada de forma a contemplar as duas áreas de conhecimento.

Referências

BARBOSA. R. M. Descobrindo a geometria fractal - para a sala de aula. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

DELLA NINA, C. T. Brincando com a Torre de Hanói e descobrindo fractais: Uma sugestão de atividade para o Ensino Médio. Boletim GEPEM, n. 50, p. 75-85, 2007.

DULLIUS; M. M.; QUARTIERI, M. T.; BERGMANN, A. B.; PADILHA, T. A. F. Formação de professores: elaboração e análise de atividades para explorar trigo- nometria usando software. Tecné, Episteme y Didaxis: Revista de la Facultad de Ciencias y Tecnologia – Universidad Pedagógica Nacional. Bogatá, 2011.

JAVARONI, S. L.; SANTOS, S. C.; BORBA, M. C. Tecnologias digitais na produ- ção e análise de dados qualitativos. Educação Matemática Pesquisa, v. 13, n.1, p. 197-218, 2011.

REZENDE, F. As novas tecnologias na prática pedagógicas sob a perspectiva cons- trutivista. Ensaio-Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, 2002.

VALENTE, J. A. O uso inteligente do computador na educação. Revista Pátio, n.1, 1997.

Downloads

Publicado

01-01-2013

Como Citar

FACCIO PADILHA , T. A.; DULLIUS, M. M. .; QUARTIERI , M. T. . Construção de fractais usando o software GeoGebra. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 62, p. 155–162, 2013. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.248. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/248. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência