Uma educação geométrica apresentada no Boletim Gepem (1976-2010)

Autores

  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina
  • Edelaine Cristina de Andrade Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.247

Palavras-chave:

Boletim Gepem, Geometria, Análise textual discursiva

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação que tem por objetivo identificar e analisar os arti- gos que trazem a geometria como foco e que foram publicados entre 1976 e 2010 no Boletim Gepem. Para a constituição do corpus, utilizamos os procedimentos metodológicos da análise textual discursiva. Foram analisados 455 artigos, dos quais 93 foram selecionados. Entre as considerações conclusivas propiciadas por esta análise destacamos que essas produções buscaram enfatizar a importância da geo- metria apresentando para isso listagens de conteúdos fundamentais que deveriam ser trabalhados com alunos da educação básica e com professores em formação inicial e continuada. Além disso, também trouxeram em suas propostas relações de atividades que poderiam ser utilizadas nessas e em outras situações de ensino.

Referências

ANDRADE, E. C. Análise de uma proposta aplicada em sala de aula sobre geometria com foco na demonstração. 2011. 159p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciên- cias e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977, 3.ed., 2004.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998.

FAINGUELERNT, E. K. O Ensino de Geometria no 1º e 2º Graus. Educação Ma- temática em Revista, n.4, p.45-52, 1995. Edição Especial.

Downloads

Publicado

01-01-2013

Como Citar

MENEGHELLO PASSOS, M. .; ANDRADE, E. C. de .; MELLO ARRUDA, S. de . Uma educação geométrica apresentada no Boletim Gepem (1976-2010). Boletim GEPEM, [S. l.], n. 62, p. 135–152, 2013. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.247. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/247. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos