Articulação da geometria euclidiana plana e da álgebra no estudo de geometria analítica com o Grafeq
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.246Palavras-chave:
Registros de Representação Semiótica, Construcionismo, Espiral de AprendizagemResumo
Nossa pesquisa investigou a mobilização e a articulação de conceitos de Geometria Plana e de Álgebra no estudo da Geometria Analítica por alunos de uma Licenciatura em Matemática. Foi realizado um projeto de extensão com duração de dois meses, com proposição de atividades que envolviam o uso do papel e lápis e do software Grafeq por esse favorecer a articulação entre a Geometria e a Álgebra. A ela- boração das situações propostas buscou apoio na Teoria de Registros de Representação Semiótica e sua realização foi proposta na perspectiva da abordagem construcionista. A elaboração das atividades e a análise dos dados tomaram como referência a engenharia didática. Nesse artigo apresentamos dados de uma participante da pesquisa. Os resultados evidenciaram dificuldades da acadêmica tanto no tratamen- to quanto na conversão entre registros e isso ocorreu para quase todos os conceitos trabalhados. As re- troações oferecidas pelo software foram fundamentais para a evolução das estratégias dos acadêmicos.
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