Articulação da geometria euclidiana plana e da álgebra no estudo de geometria analítica com o Grafeq

Autores

  • Marilena Bittar Professora, UFMS
  • Adnilson Ferreira de Paula Professor, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.246

Palavras-chave:

Registros de Representação Semiótica, Construcionismo, Espiral de Aprendizagem

Resumo

Nossa pesquisa investigou a mobilização e a articulação de conceitos de Geometria Plana e de Álgebra no estudo da Geometria Analítica por alunos de uma Licenciatura em Matemática. Foi realizado um projeto de extensão com duração de dois meses, com proposição de atividades que envolviam o uso do papel e lápis e do software Grafeq por esse favorecer a articulação entre a Geometria e a Álgebra. A ela- boração das situações propostas buscou apoio na Teoria de Registros de Representação Semiótica e sua realização foi proposta na perspectiva da abordagem construcionista. A elaboração das atividades e a análise dos dados tomaram como referência a engenharia didática. Nesse artigo apresentamos dados de uma participante da pesquisa. Os resultados evidenciaram dificuldades da acadêmica tanto no tratamen- to quanto na conversão entre registros e isso ocorreu para quase todos os conceitos trabalhados. As re- troações oferecidas pelo software foram fundamentais para a evolução das estratégias dos acadêmicos.

Referências

BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciência da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, Mec, 2006.

DALLEMOLE, J. J.; GROENWALD, C. L. O. ; RUIZ, L. M. Os registros de repre- sentação semiótica no estudo da circunferência com enfoque na geometria analítica. Boletim Gepem, v. 59, p. 95-112, 2011.

DE PAULA, A. F.. Mobilização e articulação de conceitos de geometria plana e de álgebra em estudos da geometria analítica. Dissertação de Mestrado em educação Matemática. Campo Grande, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2011.

DUVAL, R.. Registros de Representação Semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara. (Org.). Aprendizagem em Matemática: Registro de Representação Semiótica. 1 ed. São Paulo: Papirus, 2003, p. 11- 33.

FONTE, R. B. Discutindo as dificuldades dos alunos na visualização gráfica da solução da equação de uma reta. Boletim Gepem, v. 56, p. 15-29, 2010

GOULART, J. B.. O estudo da equação Ax2+By2+Cxy+Dx+Ey+F=0: Utilizando o software Grafeq - uma proposta para o Ensino Médio. Dissertação de mestrado profissionalizante no Ensino de Matemática. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.

KENSKI, V. M.. Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus, 2003.

LIMA, E. L.. Geometria Analítica e Álgebra Linear. Rio de Janeiro, Impa, 2010.

MAIA, D.. Função quadrática: um estudo computacional. Dissertação de mestrado em Educação Matemática, São Paulo, Pontifícia Universidade Católica, 2007.

PAPERT, S.. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre, Artmed, 2008.

Downloads

Publicado

01-01-2013

Como Citar

BITTAR , M. .; FERREIRA DE PAULA, A. . Articulação da geometria euclidiana plana e da álgebra no estudo de geometria analítica com o Grafeq. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 62, p. 117–133, 2013. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.246. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/246. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos