Argumentação, prova e demonstração em geometria: análise de coleções de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Rachel Bloise Martins Mestranda em Ensino de Matemática
  • Mônica Cerbella Freire Mandarino Professora, UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.245

Palavras-chave:

Livro didático, PNLD, Prova e demonstração, Geometria

Resumo

O artigo é um recorte da nossa dissertação de mestrado que, abordando a problemática da prova e demonstração de conteúdos geométricos, analisou livros didáticos do 6° ao 9° ano, aprovados pelo PNLD/2011. Os temas, objeto de estudo, são ângulos formados por duas retas paralelas e uma trans- versal, soma dos ângulos internos do triângulo, bem como a relação entre as medidas de um ângulo externo e os internos não adjacentes de um triângulo. Desse modo, o estudo pretendeu responder à seguinte questão: como os livros didáticos, aprovados pelo PNLD/2011, abordam temas geométricos, com enfoque nas argumentações e provas. O estudo fundamentou-se no trabalho de Nicolas Balacheff sobre os processos de validação de provas. Para a análise dos livros, considerados como documentos de pesquisa, utilizou-se como procedimento metodológico a análise de conteúdos. Os resultados deste estudo mostraram que, em geral, os autores dos dez livros didáticos analisados mesclam provas prag- máticas e intelectuais para validar teoremas e propriedades apresentadas, porém as tarefas de natureza investigativa estão ausentes na maioria dos livros.

 

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Publicado

01-01-2013

Como Citar

MARTINS, R. B. .; FREIRE MANDARINO , M. C. . Argumentação, prova e demonstração em geometria: análise de coleções de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 62, p. 101–115, 2013. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.245. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/245. Acesso em: 7 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos