Argumentação, prova e demonstração em geometria: análise de coleções de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.245Palavras-chave:
Livro didático, PNLD, Prova e demonstração, GeometriaResumo
O artigo é um recorte da nossa dissertação de mestrado que, abordando a problemática da prova e demonstração de conteúdos geométricos, analisou livros didáticos do 6° ao 9° ano, aprovados pelo PNLD/2011. Os temas, objeto de estudo, são ângulos formados por duas retas paralelas e uma trans- versal, soma dos ângulos internos do triângulo, bem como a relação entre as medidas de um ângulo externo e os internos não adjacentes de um triângulo. Desse modo, o estudo pretendeu responder à seguinte questão: como os livros didáticos, aprovados pelo PNLD/2011, abordam temas geométricos, com enfoque nas argumentações e provas. O estudo fundamentou-se no trabalho de Nicolas Balacheff sobre os processos de validação de provas. Para a análise dos livros, considerados como documentos de pesquisa, utilizou-se como procedimento metodológico a análise de conteúdos. Os resultados deste estudo mostraram que, em geral, os autores dos dez livros didáticos analisados mesclam provas prag- máticas e intelectuais para validar teoremas e propriedades apresentadas, porém as tarefas de natureza investigativa estão ausentes na maioria dos livros.
Referências
BARDIN, L. Tradução de Luis Antero Neto e Augusto Pinheiro. Análise de conte- údo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BALACHEFF, N. Aspects of proof in pupils´practice of school mathematics. In: PIMM, D. (ed.) Mathematics, Teachers and Children. London: Hodder and Stoughton, p. 216-235, 1988.
BRASIL. MEC/SEB. Programa Nacional do Livro Didático. Guia de Livros Di- dáticos: 6° ao 9° ano – PNLD 2011. Brasília: MEC, 2010.
CARVALHO, J. B. P; LIMA, P. F.(c) O uso do livro didático de Matemática, v.17, Brasília. 2010. p.137-169.
CHERVEL, A. La Culture Scolaire. Paris: Editora Belin, 1990.
CHEVALLARD, Y. La Transposition Didactique: Du Savoir Savant au Savoir Ensigné. Grenoble: La pensée Sauvage, 1991.
GOUVêA, F. A. T. Aprendendo e ensinando geometria com a demonstração: uma contribuição para a prática pedagógica do professor de Matemática do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado – PUC/SP, São Paulo, 1998.
GRAVINA, M. A. Os ambientes de geometria dinâmica e o pensamento hipoté- tico-dedutivo. 207f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
HANNA, G. Proof, explanation and exploration: an over view. Educational Studies in Mathematics, Vol. 44, n.1-2, p.5-23, 2000.