Argumentação, prova e demonstração em geometria: análise de coleções de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Rachel Bloise Martins Mestranda em Ensino de Matemática
  • Mônica Cerbella Freire Mandarino Professora, UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.245

Palavras-chave:

Livro didático, PNLD, Prova e demonstração, Geometria

Resumo

O artigo é um recorte da nossa dissertação de mestrado que, abordando a problemática da prova e demonstração de conteúdos geométricos, analisou livros didáticos do 6° ao 9° ano, aprovados pelo PNLD/2011. Os temas, objeto de estudo, são ângulos formados por duas retas paralelas e uma trans- versal, soma dos ângulos internos do triângulo, bem como a relação entre as medidas de um ângulo externo e os internos não adjacentes de um triângulo. Desse modo, o estudo pretendeu responder à seguinte questão: como os livros didáticos, aprovados pelo PNLD/2011, abordam temas geométricos, com enfoque nas argumentações e provas. O estudo fundamentou-se no trabalho de Nicolas Balacheff sobre os processos de validação de provas. Para a análise dos livros, considerados como documentos de pesquisa, utilizou-se como procedimento metodológico a análise de conteúdos. Os resultados deste estudo mostraram que, em geral, os autores dos dez livros didáticos analisados mesclam provas prag- máticas e intelectuais para validar teoremas e propriedades apresentadas, porém as tarefas de natureza investigativa estão ausentes na maioria dos livros.

 

Referências

BARDIN, L. Tradução de Luis Antero Neto e Augusto Pinheiro. Análise de conte- údo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BALACHEFF, N. Aspects of proof in pupils´practice of school mathematics. In: PIMM, D. (ed.) Mathematics, Teachers and Children. London: Hodder and Stoughton, p. 216-235, 1988.

BRASIL. MEC/SEB. Programa Nacional do Livro Didático. Guia de Livros Di- dáticos: 6° ao 9° ano – PNLD 2011. Brasília: MEC, 2010.

CARVALHO, J. B. P; LIMA, P. F.(c) O uso do livro didático de Matemática, v.17, Brasília. 2010. p.137-169.

CHERVEL, A. La Culture Scolaire. Paris: Editora Belin, 1990.

CHEVALLARD, Y. La Transposition Didactique: Du Savoir Savant au Savoir Ensigné. Grenoble: La pensée Sauvage, 1991.

GOUVêA, F. A. T. Aprendendo e ensinando geometria com a demonstração: uma contribuição para a prática pedagógica do professor de Matemática do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado – PUC/SP, São Paulo, 1998.

GRAVINA, M. A. Os ambientes de geometria dinâmica e o pensamento hipoté- tico-dedutivo. 207f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

HANNA, G. Proof, explanation and exploration: an over view. Educational Studies in Mathematics, Vol. 44, n.1-2, p.5-23, 2000.

Downloads

Publicado

01-01-2013

Como Citar

MARTINS, R. B. .; FREIRE MANDARINO , M. C. . Argumentação, prova e demonstração em geometria: análise de coleções de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 62, p. 101–115, 2013. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.245. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/245. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos