Algumas estratégias de resolução de problemas de divisão

Autores

  • Rosemeire Roberta de Lima Mestre, UFAL
  • Mercedes Carvalho Professora, UFAL

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.244

Palavras-chave:

Divisão, Estratégias de Solução de Problema, Resolução de Problemas, Aritmética, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

O presente artigo trata de uma pesquisa qualitativa, na modalidade de um estudo de caso, acerca das estratégias de resolução de problemas de divisão – partição e quotição – utilizadas por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Para a análise das respostas foram criadas duas categorias: aplicação de estratégia e aplicação do algoritmo. Os resultados revelaram que os participantes resolveram as situ- ações-problema pautando-se em seus conhecimentos acerca do campo aditivo com indicações de que utilizam o algoritmo das operações aritméticas de forma mecânica, o que não favorece a construção dos conceitos matemáticos.

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Publicado

01-01-2013

Como Citar

ROBERTA DE LIMA , R. .; CARVALHO , M. . Algumas estratégias de resolução de problemas de divisão. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 62, p. 87–100, 2013. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.244. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/244. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos