Algumas estratégias de resolução de problemas de divisão
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.244Palavras-chave:
Divisão, Estratégias de Solução de Problema, Resolução de Problemas, Aritmética, Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumo
O presente artigo trata de uma pesquisa qualitativa, na modalidade de um estudo de caso, acerca das estratégias de resolução de problemas de divisão – partição e quotição – utilizadas por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Para a análise das respostas foram criadas duas categorias: aplicação de estratégia e aplicação do algoritmo. Os resultados revelaram que os participantes resolveram as situ- ações-problema pautando-se em seus conhecimentos acerca do campo aditivo com indicações de que utilizam o algoritmo das operações aritméticas de forma mecânica, o que não favorece a construção dos conceitos matemáticos.
Referências
NUNES, T. et al. Introdução à Educação Matemática: os números e as operações numéricas. São Paulo: PROEM, 2002.
POZO, J. I. (org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SPINILLO, A. G.; LAUTERT, S. L. O diálogo entre a psicologia do desenvolvimento cognitivo e a educação matemática. In: MEIRA, L. L.; SPINILLO, A. G. Psicologia cognitiva: cultura, desenvolvimento e aprendizagem. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2006, p. 46-79.
TELES, R. A. de M. Imbricações entre os campos conceituais na matemática: um estudo sobre as fórmulas de área de figuras geométricas planas. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
ZUNINO, D. L. A matemática na escola: aqui e agora. Tradução: Juan Acuña Lhorens. Porto Alegre: ArtMed, 1995.